Início 5 Notícias 5 Enduro a Pé Parque Sesc Serra Azul celebra o Cerrado como berço das águas

O Cerrado, que abriga as nascentes de rios que abastecem diferentes biomas do Brasil, como o Pantanal, é o cenário da 7ª edição do Enduro a Pé, marcada para o dia 26 de outubro, no Parque Sesc Serra Azul, em Rosário Oeste (MT). “O movimento nasce na natureza” é a mensagem principal desta edição e destaca o movimento da natureza e das águas como inspiração para o movimento do corpo e da mente.

Com mais de 5 mil hectares de Cerrado conservado, o Parque Sesc Serra Azul está próximo a uma importante nascente, o Cuiabazinho, que deságua no Pantanal. Estar nesta localização, reforça o compromisso do Parque com a proteção dos recursos hídricos. Os participantes percorrem trilhas, enfrentam obstáculos naturais e vivenciam de forma prática, a importância de conservar esse bioma. (mudei)

As inscrições abrem no dia 11 de setembro, data simbólica por ser o Dia Nacional do Cerrado, e devem ser feitas no site www.sescpantanal.com.br, com vagas limitadas. O Enduro a Pé é uma prova de trekking de regularidade, disputada em equipes de cinco pessoas, com percurso de aproximadamente 5 quilômetros. Ao contrário de corridas tradicionais, o desafio valoriza a precisão e estratégia, com uso de bússola, GPS e planilhas de navegação, além de perguntas sobre o bioma Cerrado ao longo do trajeto.

A largada está prevista para às 7h e a idade mínima para participação é de 16 anos. O valor da inscrição é de R$ 250 para o público geral e R$ 200 para pessoas com credencial Sesc, sendo esse valor para cada integrante da equipe. Cada inscrito recebe um kit com camiseta, boné, squeeze, protetor solar, medalha, almoço regional completo e banho no riacho do Parque.

A equipe vencedora receberá troféu, medalhas e um voucher de diária com acompanhante no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé (MT). Ao fim da prova, os participantes poderão curtir o encerramento com música ao vivo.

De acordo com o gestor do Parque Sesc Serra Azul, Anderson Florêncio, o Enduro a Pé tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da conservação do Cerrado, conhecido como a “caixa d’água do Brasil”.

"O movimento dessas águas é uma inspiração para nós e para os participantes durante o Enduro, pois, assim como os rios, nossa vida também está em movimento: desviando dos desafios e seguindo seu percurso. Cuidar da saúde física, da saúde mental e se conectar com a natureza é parte desse fluxo que nos leva adiante", destaca.

Parque Sesc Serra Azul

O Parque Sesc Serra Azul é uma das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, iniciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac. Localizado em Rosário Oeste (MT), o parque oferece experiências únicas de contato com a natureza, como a Cachoeira Serra Azul e o Riacho Serra Azul. O Restaurante Buritizal valoriza a gastronomia regional, fortalecendo a economia local.