Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
7 de novembro de 2022

O projeto que leva música e cidadania para todas as regiões do Brasil agora ganhou uma obra que conta como é trabalhada a transformação por meio da educação musical. O livro Sesc Orquestras Jovens e Bandas de Música reúne a memória de 11 dos nossos projetos sociais de música e traz registros a partir da visão de instrutores, maestros e integrantes do projeto. As entrevistas relatam experiências dos alunos e demonstram o impacto dessas vivências durante suas jornadas nas Orquestras Jovens do Sesc.

O Sesc é pioneiro nesse tipo de projeto. As primeiras bandas de música e orquestras foram criadas nos Departamentos Regionais em 2004 e, com elas, o Sesc mantém seu compromisso com a transformação social, atendendo tanto à sua clientela – o trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares – , como ao público em geral, representado por todos os segmentos sociais.

Conheça o livro Sesc Orquestras Jovens e Bandas de Música.

Integração entre as orquestra

Com o objetivo de promover a qualificação e o intercâmbio entre os jovens e profissionais das diversas orquestras da instituição no país, o Departamento Nacional do Sesc propôs a criação da Orquestra Jovem Sesc Brasil. Um primeiro encontro foi realizado em 2019, durante o IX Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e propiciou aos jovens músicos a oportunidade de realizar aulas práticas e teóricas com professores referências da música de concerto.

No ano seguinte, a orquestra voltou a se reunir, e foi realizado também um encontro de coordenadores e maestros. Em 2021, com o isolamento por conta da pandemia, foi feito um mapeamento dos projetos ativos, bem como o registro de memória destes projetos. Também foram elaborados uma trilha formativa on-line e um vídeo concerto, que será disponibilizado este mês nos canais do Sesc. Em 2023, a Orquestra Jovem Sesc Brasil reunirá novamente 50 jovens durante o XI Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas, e realizará o III Encontro de Coordenadores Sesc Orquestras Jovens.

Saiba mais sobre o projeto Sesc Orquestras Jovens e Bandas de Música.

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.