Página Inicial > Educação > Alunos do Sesc são aprovados em vestibulares
Qualidade das escolas Sesc, disciplina e apoio da família foram fundamentais para o bom desempenho, contam os novos universitários.
O início do ano tem um sabor especial para muitos estudantes que terminaram o Ensino Médio. Novas perspectivas, novas metas e a sensação de avançar rumo ao futuro profissional. Para aqueles que estão ingressando na universidade em 2025 tem também um sabor misto de felicidade com orgulho de trabalho cumprido.
Esse é o sentimento de Anna Gabriella Mendonça, de 18 anos, aprovada em 9º lugar no curso de Arquitetura e Urbanismo, na mais prestigiada universidade federal da Região Norte do país, a UFAM. Ela conta como construiu sua trajetória: “entrei para a Rede Sesc ainda na pré-escola. Ali dentro, fui me formando. Agora, o Centro de Educação Sesc, de Manaus (AM), fez toda a diferença para o meu desempenho, como os 960 pontos na redação, que me deram a possibilidade de escolha em mais de seis universidades país afora”, relembra. “Isso é fruto da persistência e do estudo organizado, onde a parceria com os professores foi fundamental. Eles trabalham os conteúdos de vários vestibulares e do ENEM, tudo ao mesmo tempo, nos ajudando a montar um plano organizado e a nos capacitar para disputar vagas em vários modelos”, comemora Anna Gabriella. Para ela, o Sesc é como um membro da família: “meu irmão mais novo e minha irmã mais velha também são alunos do Sesc. Na família, estamos todos conectados!”
Portas abertas com o pré-vestibular
Junio Osvaldo dos Santos, 18 anos, morador de Cambé, no Paraná, também teve a alegria de experimentar o sabor da vitória com a vaga garantida no curso de Medicina na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Filho de um mecânico e de uma auxiliar de escritório, o futuro médico é o primeiro da família a ingressar numa faculdade. “Meus pais não chegaram nem a concluir o Ensino Médio. Já eu estou tendo essa oportunidade graças a eles. Essa alegria que estou dando a eles é uma maneira de retribuir um pouco do muito que fazem por mim”, comemora.
Ele explica a fórmula do sucesso: o apoio incondicional da família, uma carga forte de estudos e a ajuda do curso pré-vestibular Sesc, que frequentou no contraturno do Ensino Médio. Para Junio, estudar no Sesc foi um dos grandes diferenciais para o seu desempenho. “No colégio público que frequentava, sentia muita falta de aprofundamento em matérias importantes e de materiais mais focados nas provas, como apostilas e exercícios. No Sesc, os professores, com suas aulas dinâmicas e divertidas, fizeram a diferença e diminuíram a tensão desse período estressante das nossas vidas”, relembra.
O curso pré-vestibular Sesc que Junio Osvaldo frequentou é oferecido em alguns estados do país e, assim como as escolas que oferecem Ensino Médio, faz parte da Rede Sesc de Educação.
Sucesso em todo o país
E foram muitas as boas notícias colhidas país afora. O Sesc Paraná, estado do Junio Osvaldo, por exemplo, se destacou com dezenas de aprovações na UFPR e outras instituições. Em Goiás, o Sesc teve 53 aprovações em universidades públicas, com oito estudantes alcançando o 1º lugar de seus cursos.
No Mato Grosso do Sul, sete alunos tiveram um excelente desempenho na prova de redação do ENEM e oito foram aprovados na UFMS. No Mato Grosso, foram 15 aprovações, além de 14 notas excelentes em redação. Já no Sesc do Amazonas foram 12 aprovações apenas para a UFAM e o Instituto Federal do estado, uma delas foi aquela da Anna Gabriella.
Ainda na Região Norte, no Sesc Tocantins, 9 estudantes do curso pré-vestibular abriram o caminho para diversas faculdades com suas altas notas. Kauã da Silva Ventura, 17 anos, foi um deles. Com vaga garantida em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Tocantins, ele lembra como era sua rotina: enquanto frequentava o curso técnico de Agrimensura do Instituto Federal, tinha o apoio das aulas do curso pré-vestibular Sesc para focar o ENEM. “Tivemos aulas permanentes de revisão de provas e muitos exercícios de fixação. Quanto mais praticávamos, melhor ficávamos”, comemora. A qualidade da Educação e a estrutura que encontrou no pré-vestibular não foram surpresa para Kauã, já que estudou no Sesc no Ensino Infantil e no Fundamental 1.
Novidades e referência
No Sesc do Rio de Janeiro, o preparatório contou com 16 aprovações em universidades. Em 2024, o curso trouxe uma novidade: além do apoio aos alunos matriculados regulamente, ofereceu aulas abertas pelo YouTube, com acesso livre a todos os interessados.
Já no Escola Sesc de Ensino Médio, outro exemplo que só trouxe orgulho: Rikelmy Sousa Mendes gabaritou na prova de matemática e alcançou 940 pontos na redação. Ele pode escolher a sua vaga para Engenharia de Produção entre as melhores universidades do país: sua nota foi suficiente para passar na UFRJ, USP e UFAP. Ele dá uma dica valiosa para quem ingressa agora no último ano do Ensino Médio: “Aproveite ao máximo a escola e faça um pouco de tudo para ampliar seu vocabulário acadêmico. Isso vai contar muito para o resto da sua vida”. Ele cursou todo o Ensino Médio na instituição e lembrou que a educação vai além da sala de aula. Para ele as atividades complementares reforçaram o aprendizado, porque ensinam a exercitar as várias capacidades.
A Escola Sesc de Ensino Médio é uma unidade do Polo Educacional Sesc, no Rio de Janeiro. É referência em ensino gratuito e de excelência. É um modelo para a Rede Sesc de Educação, que promove educação integral para que os estudantes possam desenvolver habilidades cognitivas, socioemocionais e digitais. A Rede busca promover transformação e desenvolvimento social, tanto em cada indivíduo quanto na sociedade.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Sesc (@sescbrasil)
Uma publicação compartilhada por Sesc (@sescbrasil)
Itamar Vieira Jr., Cafu, Adriana Calcanhoto e Ministra Cármem Lúcia foram a...
Educação e inclusão estiveram em pauta no segundo dia do Sesc na Flip. A mi...
A programação do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 202...
Obra do cineasta será disponibilizada em salas Sesc pelo país; em agosto, s...
Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.
Itamar Vieira Jr., Cafu, Adriana Calcanhoto e Ministra Cármem Lúcia foram alguns dos nomes da programação, que também destacou os 20 anos do projet...
Educação e inclusão estiveram em pauta no segundo dia do Sesc na Flip. A ministra Macaé Evaristo participou da mesa de debates “Pensando a escola c...
A programação do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty – Flip 2025 começou nesta quinta-feira (31) com performances, mesas de conversa, c...
Obra do cineasta será disponibilizada em salas Sesc pelo país; em agosto, sessões, masterclasses e debates contam com participação do diretor no Pa...
Agenda do Sistema Comércio, de 5 a 10 de agosto, antecipa debates que também estarão na conferência sobre o clima Para ampliar a mobilização soc...
Programação cultural, de 24 a 26 de julho no Pará, traz importantes nomes para o evento, evidenciando a contribuições ancestrais para o bem-estar s...
Dividir o encargo de proteger a rica biodiversidade brasileira é uma decisão acertada pela necessidade de engajamento e conscientização de que a qu...
Itamar Vieira Jr., Tati Bernardi, ministras Carmem Lúcia e Macaé Evaristo, Adriana Calcanhoto são alguns nomes da programação Rodas de conversas, ...