Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
23 de junho de 2025

Evento será realizado em Santa Catarina, de 25 a 27 de junho, e reforça o compromisso da instituição com o turismo socialmente responsável, acessível e sustentável

O Sesc em Santa Catarina vai sediar um dos mais importantes eventos internacionais de Turismo Social. O Encontro das Américas de Turismo Social acontece entre os dias 25 e 27 de junho no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis. Promovido pela Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), reunirá especialistas, gestores públicos e privados, representantes de organizações sociais e profissionais do setor turístico de diversos países das Américas. O objetivo é fortalecer o turismo social, modalidade na qual o Sesc é pioneiro e reconhecida referência no Brasil.

Evento acontece no Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis.

O Encontro das Américas de Turismo Social integra a programação oficial da ISTO para o continente americano e é considerado um importante articulador do turismo como ferramenta de inclusão, sustentabilidade e desenvolvimento regional. O evento abrirá espaço para troca de experiências e fortalecimento de parcerias, além da promoção de debates sobre tendências e desafios do turismo acessível. A programação abordará temas como o turismo sustentável, o turismo social como ferramenta de reconstrução comunitária, inovações em acessibilidade e inclusão, turismo com vocação social, entre outros. Para enriquecer as discussões haverá painéis, palestras, oficinas, visitas técnicas e apresentações culturais. Os participantes contarão com tradução simultânea em português, espanhol, inglês e libras.

“É uma grande honra para o Sesc sediar um evento de tão grande relevância para o setor turístico. Queremos contribuir cada vez mais com a construção de um turismo inclusivo e transformador, destacando o enorme potencial do Brasil no segmento. Para nós, o Encontro das Américas de Turismo Social reflete nosso compromisso com um turismo acessível e comprometido com o desenvolvimento humano, a democratização do acesso ao lazer, a diversidade cultural e a preservação do planeta”, afirma Janaina Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Realizado a cada dois anos, o evento já passou por países como Chile, Costa Rica, Colômbia e México. Esta será a segunda vez que o Brasil sedia o evento — a primeira foi em São Paulo, em 2011. A edição de 2025, em Florianópolis, representa uma grande oportunidade para reforçar a liderança do país no turismo social e promover o destino catarinense para participantes de diferentes países.

As inscrições para o Encontro das Américas de Turismo Social estão abertas e podem ser feitas pelo link:

Turismo Social no Sesc

Pioneiro e protagonista em Turismo Social no Brasil, o Sesc tem como objetivo principal proporcionar ao trabalhador do comércio de bens serviço e turismo e sua família o direito ao descanso e entretenimento de qualidade. Por meio de passeios e viagens a preços acessíveis, amplia as possibilidades de lazer e contribui para o desenvolvimento econômico de várias localidades. Do turismo ecológico ao turismo cultural, do ambiente rural às praias, há diversas opções que valorizam as tradições e culturas locais.
Os diferenciais do Turismo no Sesc estão na vertente educativa das ações, na qualidade dos serviços e no compromisso com a inclusão social. Dessa forma, a instituição proporciona experiências enriquecedoras aos viajantes, beneficia as comunidades locais e promove a valorização da cultura e do meio ambiente.

A ISTO

A Organização Internacional de Turismo Social (ISTO), criada em 1963 em Bruxelas (Bélgica), reúne os atores do turismo social, sustentável e solidário em todo o mundo. Em 1994, a ISTO criou sua seção para as Américas em Montreal (Canadá), atribuindo-lhe a responsabilidade pela promoção e pelo desenvolvimento do turismo responsável e sustentável para todos na América do Sul, América Central, Caribe e América do Norte. O Encontro das Américas de Turismo Social, reunião bianual dos parceiros regionais da ISTO, torna-se assim o espaço para “redefinir o turismo como uma experiência coletiva, mas também íntima e pessoal; redescobrir as histórias de cada território e de seu povo, celebrar a irmandade de nosso continente e continuar a promover cenários dos quais todos fazemos parte.

Notícias Relacionadas:

Sesc está no topo da lista da revista Time de melhores empregadores do Brasil

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.