Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
24 de setembro de 2025

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) passou para a cidade do Rio de Janeiro a missão de contribuir com a difusão e a celebração da literatura na cena mundial. O Sesc, reconhecido por sua atuação no campo da leitura e pela consistência do trabalho desenvolvido em suas escolas, bibliotecas e espaço culturais, participa ativamente desse movimento com o lançamento do Marco Referencial de Leitura.

Equipes de todo o país participaram de evento na Biblioteca Nacional (RJ)

A publicação foi apresentada oficialmente em cerimônia na Biblioteca Nacional, espaço de grande representatividade na história do país, considerado pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas do mundo. O Marco Referencial de Leitura é um documento que articula fundamentos conceituais, diretrizes e proposições, com objetivo de nortear práticas educativas e culturais do Sesc em todo país.

“Ao consolidar essas diretrizes, o Sesc reafirma uma história de décadas em favor da a leitura. Uma história feita de bibliotecas abertas às comunidades, de programas nacionais que incentivam o acesso ao livro, de escolas que compreendem a leitura como eixo estruturante da aprendizagem. Uma história que se renova nesse documento e se projeta como referência para instituições e para o Brasil”, definiu o gerente de Educação do Departamento Nacional do Sesc, Luiz Fernando Moraes.

Gestores e técnicos de Cultura e de Educação do Sesc de todo o país no Polo Educacional Sesc para o lançamento

A cerimônia fez parte de um encontro que reuniu gestores e técnicos de Cultura e de Educação do Sesc de todo o país no Polo Educacional Sesc. O evento contou com palestras e debates sobre eventos literários e formação de leitores, com a participação dos coautores do documento Rildo Cosson, Luciene Simões, Ester Rosa e Joice Ramos, além de convidados como Ninfa Parreiras, Volnei Canônica e Beto Silva. Na ocasião, também foi apresentado o Sesc Leitura Brasil, programa de fomento à leitura que prevê diversas ações integradas das áreas de educação e cultura, posicionando o Sesc como um agente ativo e transformador no cenário literário.

Notícias Relacionadas:

Sesc lança Marco Referencial de Leitura

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A ...

Sistema Comércio participa de homenagem no Senado

Sessão Especial reconheceu a contribuição das entidades de formação e assis...

Mostra Sesc de Cinema apresenta filmes selecionados em sua 8ª edição

Lançamento acontece entre 24 e 26 de setembro no Sesc Glória, em Vitória, c...

BiblioSesc completa 20 anos de atuação

O BiblioSesc, projeto do Sesc Brasil, comemora 20 anos de incentivo ao hábi...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.