Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Programação

FAÇA O DOWNLOAD DA PROGRAMAÇÃO DO PALCO GIRATÓRIO AQUI.

Diante das mudanças conjunturais emergentes nos tempos atuais e afirmando mais uma vez a potência de vida e reinvenção promovida pelas artes da cena, a 24ª edição do Palco Giratório aposta nas possibilidades que as interfaces digitais trouxeram para as produções em circo, dança e teatro na contemporaneidade. Em 2022, a programação será composta por espetáculos e experiências artísticas que abraçaram os meios digitais como instrumentos e suportes criativos para a manutenção da produção cênica brasileira no período da pandemia de COVID-19.

Reconhecido como uma das principais políticas para a difusão das artes cênicas no país, o Palco Giratório 2022 ocorrerá prioritariamente de modo online, compreendendo as redes sociais, mídias e plataformas digitais como territórios férteis para o estabelecimento de intercâmbios com públicos cada vez mais diversificados, ampliando assim os canais de acesso à programação nacional.

Esta edição contará com 12 obras cênicas digitais e 1 proposta de mediação, trabalhos estes que desafiam enquadramentos mais limitados sobre o que pode ser entendido como circo, dança e teatro, apontando assim para compreensões expandidas sobre as possibilidades e os lugares das artes cênicas nos dias de hoje.  Em 2022 serão realizadas 162 apresentações artísticas e 200 ações formativas. Além dos Intercâmbios e Pensamentos Giratórios, inauguramos esse ano as Ativações Cênicas, conversas online com os artistas criadores dos trabalhos que integram essa edição, antes de sua estreia na programação nacional. Também ocorrerão apresentações de artistas e grupos locais, em formato digital ou presencial, observando os protocolos sanitários nos estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao longo do ano, será mobilizado um conjunto aproximado de 103 coletivos artísticos de todo o país.

Até a presente edição, cerca de 5 milhões de pessoas já assistiram espetáculos dos mais diversos estados do país, contabilizando aproximadamente 11.000 apresentações em 1.746 cidades, entre Festivais, Aldeias e Mostras, consolidando uma imensa rede de profissionais e equipamentos culturais qualificados e mantidos pelo Sesc no território nacional.

PROGRAMAÇÃO

Etapa 1

(Des)Memória
Yara de Novaes (MG)

O espetáculo é um inédito jogo teatral virtual que investiga o passado familiar e propõe a reflexão sobre representatividade e embranquecimento no Brasil. O público age como um jogador e vai escolhendo como seguir em cada etapa, ouvindo e vendo cenas diversas e áudios de pessoas contando sobre a sua história e o embranquecimento da população.

11/5, às 16h
Lançamento do Palco Giratório com roda de conversa sobre o espetáculo.
Em youtube.com/SescBrasil

Disponível para acesso até 31 de maio em:
https://bit.ly/Des-memoria
https://bit.ly/Des-memoria-leg (com legenda)

Museu dos Meninos
Arqueologias do Futuro / Sem Título Para uma Radiocoreografia
Mauricio Lima (RJ)

“Museu dos Meninos – Arqueologias do Futuro” é uma peça-performance que realiza uma arqueologia afetiva sobre 5 “artefatos” recolhidos na pesquisa para a criação do Museu dos Meninos. Maurício Lima evoca a figura do ator MC que, através de alguns desenhos e grafismos, realiza um depoimento a partir de memórias vividas e inventadas da sua infância e adolescência no Complexo do Alemão, território de origem do artista.

“Museu dos Meninos – Sem título para uma radiocoreografia” é um experimento sonoro criado por Mauricio Lima, em colaboração com o diretor e dramaturgo Fabiano de Freitas e o artista multimídia Edgar, que propõe uma experiência coreográfica através das palavras, do som e da música, investigando outros regimes de visibilidade para corpos e territórios historicamente invisibilizados.

16/5, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em youtube.com/SescBrasil

17, 19 e 25/5 (Arqueologias do Futuro) e 18, 24 e 26/5 (Sem Título Para uma Radiocoreografia)
Arqueologias do Futuro
Sem título para uma radiocoreografia

Laboratório de Produção de Textos e Podcasts
Quarta Parede (PE)

Workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio. Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 9h cada um.

No primeiro módulo (texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes

serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.

No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.

Ao final dos módulos, teremos um encontro de avaliação (com carga horária de 2h) sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando a produção de pensamento sobre os espetáculos e os desafios e métodos de transcriação dos textos para o formato de podcasts.

16 a 18/5 e 23 a 25/5 e 27/5 de 19h às 22h (carga horária de 3h por aula).
Realização pela Plataforma Zoom.
Inscrições de 11 a 13/5 em https://cursos.sescpe.com.br/turma/laboratorio-de-producao-de-textos-de-podcasts-palco-giratorio/turma-1 

Pensamento Giratório
(Des)Memória (MG) e Museu dos Meninos (RJ). Mediação: Quarta Parede (PE)
30/5, às 16h
Em
youtube.com/SescBrasil

Etapa 2

Abian
Mayara Ferrão (BA)

Web espetáculo em 360º, produzido pelo estúdio criativo e selo musical GANA. O projeto discute o elo entre o sagrado, o profano e a ancestralidade viva através de uma epopeia decolonial, buscando traduzir imageticamente e sonoramente a conexão que existe entre o Òrun (o mundo espiritual) e o Àiyé (o mundo físico).

6/6, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em
youtube.com/SescBrasil

7 a 9/6 e 14 a 16/6, às 20h
Apresentações do espetáculo
Em youtube.com/SescBrasil

Homens Pink
La Vaca Companhia de Artes Cênicas (SC)

Performance documental solo de Renato Turnes que parte dos relatos de homens gays idosos para atualizar memórias de resistência e celebrar a experiência de sobreviventes.

27/6, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em 
youtube.com/SescBrasil

28 a 30/6 e 5 a 7/7, às 20h
Apresentações do espetáculo
Em
youtube.com/SescBrasil

Estudos de aproximação
Coletivo Instrumento de Ver (DF)

O espetáculo traz à luz questões para a reflexão sobre o distanciamento imposto pela pandemia, as aproximações que se fazem necessárias, os desafios e adaptações aos meios tecnológicos e digitais, bem como a bolha social criada para sobreviver ao flagelo atual. O coletivo circense Instrumento de Ver se lança em novos experimentos virtuais acompanhado de vidros, fios e as tecnologias, como mandinga, para trazer o público para mais perto.

18/7, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo
Em
youtube.com/SescBrasil

19 a 21/7 e 26 a 28/7, às 20h
Apresentações pela Plataforma Zoom.
Retirada de ingresso antecipada em BREVE

Laboratório de Produção de Textos e Podcasts
Quarta Parede (PE)

Workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio. Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 09h cada um.

No primeiro módulo (Texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.

No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Aqui, os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.

Ao final dos módulos, teremos um encontro de avaliação (com carga horária de 02h) sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando a produção de pensamento sobre os espetáculos e os desafios e métodos de transcriação dos textos para o formato de podcasts.

13, 20 e 27/6 – 4, 11, 18, 25 e 30/7 (carga horária de 3h por aula)
Realização pela plataforma Zoom
Inscrições (até 9/6) em https://digital.sescpe.com.br/turma/laboratorio-de-producao-de-criticas-em-formato-de-texto-e-podcasts/turma-2 

PAN Play
PAN – Potência das Artes do Norte (AM)

A proposta de Cena Expandida PAN Play é o desenvolvimento de uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente às produções da Região Norte, contribuindo com a visibilidade dos produtos artísticos nortistas em geral. Para o desenvolvimento do projeto visa-se entrecruzar ações do próprio programa Palco Giratório, ou seja, ações de residência e pensamento giratório que escoarão no lançamento do Pan Play.

6/6 – Lançamento de episódio do Podcast PAN Play

Pensamento Giratório
Estudos de Aproximação (DF), Homens Pink (SC) e Abian (BA).
Mediação: Quarta Parede (PE)
29/7, às 16h
Em
youtube.com/SescBrasil

Etapa 3

Juntos e Separados
Anti Status Quo Companhia de Dança (DF)

Performance em videoconferência ao vivo. Nove indivíduos, mediados pelas telas dos seus computadores, descobrem uma linguagem tecnológica, low fi, artesanal, doméstica, íntima, fragmentada, precária e lúdica ao interagir no ambiente multi telas. A partir de recursos tecnológicos disponíveis do aplicativo de reunião virtual e de objetos de suas casas e recortes de revistas, os bailarinos friccionam realidade e ficção na relação corpo-tela. A dramaturgia é uma crônica do momento e traz à tona temas e assuntos como a radicalização do uso da tecnologia, a relação com as telas e a distopia apocalíptica.

8/8, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo

Em youtube.com/SescBrasil

9 a 11/8 e 16 a 18/8, às 16h
Apresentações do espetáculo

Em youtube.com/SescBrasil

Tudo que coube numa VHS
Grupo Magiluth (PE)

No espetáculo o público é conduzido por um percurso em que se torna cúmplice das memórias de um personagem, cristalizadas em torno das recordações sobre um relacionamento. A ação é acompanhada via web, por meio de uma série de plataformas virtuais de comunicação e entretenimento, como Whatsapp, Instagram, e-mail e Youtube, numa experiência individual que transporta a uma nova esfera as relações de proximidade entre ator e espectador.

22/8, às 16h Roda de conversa sobre o espetáculo
Em youtube.com/SescBrasil

23 a 25/8 e 6 a 8/9 – sessões com 5 pessoas por horário às 18h, 18h30, 19h, 19h30h, 20h e 20h30
Apresentações do espetáculo

Retirada antecipada de ingresso EM BREVE.

Atravessar-se Catavento
Companhia Circense (GO)

Livremente inspirado na vida e na obra de Cora Coralina, doceira que cristalizava doces para contar estórias de um modo diferente, este curta metragem de circo revela o singelo caminho de uma mulher que na travessia se forja da terra, de coragem, de medos, de angústias, e memórias. Menina, mulher e velha, são atemporais e narram uma travessia arriscada inspirada na memória dos quintais e becos da cidade de Goiás.

12/9, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo

Em youtube.com/SescBrasil

13 a 15/9 e 20 a 22/9, às 20h
Apresentações do espetáculo
Em
youtube.com/SescBrasil

Laboratório de Produção de Textos e Podcasts
Quarta Parede (PE)

Workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio.

Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 09h cada um.

No primeiro módulo (Texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.

No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Aqui, os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.

Ao final dos módulos, teremos um encontro de avaliação (com carga horária de 02h) sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando a produção de pensamento sobre os espetáculos e os desafios e métodos de transcriação dos textos para o formato de podcasts.

15,22 e 29/8 – 5,12,19 e 26/9 (carga horária de 3h por aula)
Realização pela plataforma Zoom
Inscrições antecipadas em BREVE

PAN Play
PAN – Potência das Artes do Norte (AM)

A proposta de Cena Expandida PAN Play é o desenvolvimento de uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente às produções da Região Norte, contribuindo com a visibilidade dos produtos artísticos nortistas em geral. Para o desenvolvimento do projeto visa-se entrecruzar ações do próprio programa Palco Giratório, ou seja, ações de residência e pensamento giratório que escoarão no lançamento do Pan Play.

8/8 – Lançamento de episódio do Podcast PAN Play

Pensamento Giratório
Atravessar-Se (GO), Tudo que coube numa VHS (PE) e Juntos e Separados (DF)
Mediação: Quarta Parede (PE)
23/9, às 16h
Em
youtube.com/SescBrasil

Etapa 4

Os pequenos mundos
Eranos Círculo de Arte (SC)

Em Os Pequenos Mundos, as crianças são levadas a uma aventura por mundos de fantasia feitos de caixas de papelão. A narrativa é conduzida por bonecos de teatro de animação e propõe uma experiência teatral interativa, valorizando a participação das crianças e dos pais, que recebem previamente um tutorial com orientações para preparação de um espaço cenográfico e objetos em casa, que serve como ambientação para a experiência teatral.

3/10, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo

Em youtube.com/SescBrasil

4 a 6/10 e 11 a 13/10, às 16h
Apresentações pela Plataforma Zoom.
Retirada de ingresso antecipada em BREVE

Metrópole On-Line
Arte para Alimentar Inquieta Cia (CE)

Experiência cênico-virtual, com transmissão em tempo real através da plataforma Instagram, essa montagem expande proposições poéticas, entre especialidades domésticas, urbanas e virtuais, para mostrar as tensões entre dois irmãos, Caetano (Silvero Pereira) e Charles (Gyl Giffony), que decidem romper o distanciamento que vinham mantendo um do outro. Por entre janelas do contato virtual, eles movem-se por passados, presentes e futuros do quanto a vida e a arte podem pulsar, ou não, numa cidade.

14/11, às 16h
Roda de conversa sobre o espetáculo

Em youtube.com/SescBrasil

15 a 17 e 22 a 24/11, às 20h
Apresentações do espetáculo
Em
instagram.com/SescBrasil

Laboratório de Produção de Textos e Podcasts
Quarta Parede (PE)

Workshop online e gratuito voltado para a leitura, interpretação e análise crítica dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022, resultando na produção de conteúdo para internet nos formatos de texto e áudio. Ministrado por integrantes da equipe do Quarta Parede (PE), o workshop será composto por dois módulos com carga horária de 09h cada um.

No primeiro módulo (Texto), os participantes terão contato com diversas concepções de crítica teatral, com foco nas práticas críticas contemporâneas e perpassando os territórios das representatividades de etnia, gênero e sexualidade. Ao longo dos encontros, os participantes serão estimulados a produzir exercícios críticos textuais em torno dos espetáculos da programação do Palco Giratório 2022.

No segundo módulo (Podcast), serão apresentados os principais formatos de podcasts (entrevista, debate, storytelling etc.) e as etapas de produção sonora (roteiro, planejamento de produção, gravação e edição). Aqui, os participantes serão convocados a recriar os textos críticos produzidos no primeiro módulo para o formato de podcasts, adaptando-os a partir da escrita de roteiro, gravação e edição e podendo contar ainda com depoimentos dos integrantes dos espetáculos.

Ao final dos módulos, teremos um encontro de avaliação (com carga horária de 02h) sobre os exercícios de produção crítica na oficina como um todo, abordando a produção de pensamento sobre os espetáculos e os desafios e métodos de transcriação dos textos para o formato de podcasts.

3,10,17,24 e 31/10 – 7 e 28/11 (carga horária de 3h por aula)
Realização pela plataforma Zoom
Inscrições antecipadas em BREVE

Pra Fazer Papel de Palhaço – Brasil Afora
Ricardo Gadelha (RJ)

Websérie que tem como objetivo apresentar um panorama histórico da arte circense através da abordagem de elementos e técnicas fundamentais da palhaçaria. Na temporada – Brasil Afora, homenageia importantes mestras e mestres que são referências para o desenvolvimento da palhaçaria brasileira, difundindo de forma documental a história e o legado estético-artístico de criadores que representam as cinco regiões do Brasil: Hotxuás (Norte), Mestre Martelo (Nordeste),Mestre Zezito (Centro-Oeste), Palhaço Alegria (Sudeste) e Palhaço Biriba (Sul).

4/10, às 16h
Roda de conversa sobre a websérie

Em youtube.com/SescBrasil

11, 18 e 25/10 e 1/11, às 20h.
Apresentações dos episódios
Em
youtube.com/SescBrasil

PAN Play
PAN – Potência das Artes do Norte (AM)

A proposta de Cena Expandida PAN Play é o desenvolvimento de uma plataforma de streaming dedicada exclusivamente às produções da Região Norte, contribuindo com a visibilidade dos produtos artísticos nortistas em geral. Para o desenvolvimento do projeto visa-se entrecruzar ações do próprio programa Palco Giratório, ou seja, ações de residência e pensamento giratório que escoarão no lançamento do Pan Play.

27/10, às 20h
Roda de conversa sobre a plataforma e lançamento com o espetáculo Filho de Maria

Em youtube.com/SescBrasil

Lançamentos na Plataforma PAN Play:
02/11 – Making Off – Filhos de Maria
03/11 – Série Teatro com espetáculos do AM
05/11 – Making Off de criação da plataforma – Especial de Natal
09/11 – Série Diretores e Atrizes
10/11 – Videocast

Pensamento Giratório
Pan Play (AM), Pra fazer papel de Palhaço (RJ), Os Pequenos Mundos (SC) e Metrópole On-Line (CE).
Mediação: Quarta Parede (PE)
25/11, às 16h
Em
youtube.com/SescBrasil

>>> SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO EM SESC.COM.BR/PALCOGIRATORIO

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste