Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
14 de março de 2022

Edição 2022 contará com a participação de 138 artistas brasileiros em eventos presenciais e on-line

Nesse mês de março, a literatura volta ganhar espaço no país em suas diversas formas de apresentação, retomando o formato presencial em grande parte do projeto – só as oficinas se manterão on-line para atingir um público o mais amplo possível. Promovido pelo Sesc, a sexta edição do Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras contará com 138 artistas, entre prosadores, poetas, contadores de histórias e outros artistas da palavra. Até dezembro, o projeto será realizado em 111 cidades, de quase todos os estados brasileiros, com uma programação que inclui encontros com autores, oficinas de criação e apresentações artísticas, sempre buscando evidenciar a produção literária nacional.

“A novidade é que os Circuitos de Autores e de Oralidades voltarão a ser presenciais. Já as oficinas de Criação Literária serão quase todas em formato on-line, visto que essa foi uma experiência positiva aplicada durante a pandemia, possibilitando o acesso a distância. Nesta edição, também aumentamos o número de artistas e cidades participantes”, explica Henrique Rodrigues, analista de literatura do Departamento Nacional do Sesc.

A fim de promover o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, o o projeto contempla diferentes fazer e pensar a literatura no Brasil. Estão entre os propósitos do Arte da Palavraa formação e a divulgação de novos autores, a valorização das diversas formas de produção e a fruição literária, viabilizados pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Com grande diversidade nacional, o circuito este ano contará com oficineiros como Marcelino Freire (SP) e Calila das Mercês (BA), autores como Marco Severo (CE) e Juliana Valentim (BA), além do cordelista Manoel Cavalcanti (RN) e a poeta MC Martina (RJ).

O Arte da Palavra é composto por três circuitos: Autores, Criação Literária e Oralidades. O primeiro reúne escritores para troca de experiências e ideias com o público sobre temas referentes às suas obras. O circuito de Oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como contação de histórias, saraus, performances, slams, repentes, entre outras atividades. Já a Criação Literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas. Lançado em 2017, o Arte da Palavra conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam os escritores de Norte a Sul para participarem do circuito. No ano passado, quando todo o projeto foi todo em formato on-line, cerca de 60 mil pessoas participaram das atividades.

Notícias Relacionadas:

De olho na fauna do Pantanal

Já foram registrados 90 mil fotos e vídeos de mais de 60 espécies de animai...

Sesc participa da 28ª edição do Dia do Desafio

Evento este ano tem como tema ocupar espaços e reunir pessoas Dados da...

Palco Giratório 2022 será em formato inédito

Projeto apresenta obras criadas no período da pandemia por meio de novas te...

Prêmio Sesc de Literatura roda pelo país

Diogo Monteiro e Fábio Horácio-Castro percorrerão mais de 30 cidades ao lon...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste