Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
4 de novembro de 2021

Evento, que celebra riquezas culturais e naturais, será realizado de 7 a 14 de novembro, em formato híbrido

Localizada ao sul do Ceará, a região do Cariri é presença forte no imaginário brasileiro por seu legado artístico, suas tradições e a religiosidade marcada pela fé ao Padre Cícero. Neste cenário, o Sesc realiza de 7 a 14 de novembro a 23ª edição da Mostra Sesc Cariri de Culturas. Este ano, além da programação desenvolvida em todas as linguagens culturais, que transita entre produções contemporâneas e manifestações da tradição popular, o evento traz ainda sua força para a campanha de reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

O Sesc iniciou a campanha em 2019 e desde então vêm sendo desenvolvidas diversas ações que farão parte de um dossiê a ser entregue a Unesco. Durante a programação da Mostra Cariri, será realizada a 2ª edição das mesas de debate sobre a região. Os encontros acontecem de 9 a 12 de novembro, na Fundação Casa Grande, no município de Nova Olinda, e serão transmitidos pelo Youtube do Sesc Ceará.

Outro destaque desta edição é a inauguração do Museu Orgânico Casa de Telma Saraiva, no dia 13 de novembro. Este será o 8º museu orgânico de uma rede de fomento à tradição, eternizando a importância da artista, foto-pintora e fotógrafa Telma Saraiva, precursora na arte da fotografia pintada à mão desde a década de 1940, influenciada pelos anúncios antigos e por revistas de cinema. O projeto do Sesc no Ceará, em parceria com a Fundação Casa Grande, valoriza o saber popular, transformando a casa dos mestres da cultura em lugar de memória.

Com o atual cenário de transição pós-isolamento social, a Mostra será realizada em formato híbrido, com programação tanto presencial como online, transmitida pelas redes sociais do Sesc no Ceará. As atividades presenciais serão realizadas de acordo com os decretos municipais e estaduais, seguindo todos os protocolos sanitários. A programação é estruturada em nove linguagens: Música, Artes Cênicas, Literatura, Tradição, Audiovisual, Artes Visuais, Patrimônio, Biblioteca e Pensando Verde. São 114 grupos e artistas selecionados no edital de 2020, além de 50 grupos de tradição popular.

Show de Nando Reis abrirá essa edição da Mostra. (Foto Divulgação)

O show de abertura será com o cantor Nando Reis, na noite do dia 7, transmitido exclusivamente no Youtube. Já o encerramento, no dia 14, será na Praça Siqueira Campos, no Crato, com o menestrel Abidoral Jamacaru, um dos mais reconhecidos representantes da música popular produzida na região do Cariri, com 50 anos de trajetória.

As apresentações e performances presenciais acontecem nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Brejo Santo e Nova Olinda. O Teatro Sesc de Iguatu também irá complementar o roteiro das ações do evento. As apresentações de reisado, lapinha, guerreiro, coco, maneiro pau, bacamarte, incelenças, maculelê, quadrilha junina, maracatu, banda cabaçal, além dos grandiosos penitentes, acontecerão em lugares como: o Horto de Padre Cícero, Festa de Santo Antônio de Barbalha, Centro de artesanato e cultura popular Mestre Noza, Lira Nordestina, Museu Casa do Mestre Nena, bairro João Cabral, Cachoeira de Missão Velha, Quilombo dos Souza, Chapada do Araripe, entre outros importantes pontos grandiosos em cultura e beleza.

A ação “Pensando Verde na Mostra”, voltada para a discussão sobre meio ambiente e sustentabilidade, acontecerá de 11 a 14 de novembro, na Praça da Sé, na cidade do Crato, com trocas de mudas, exposições mediadas, oficinas e uma vivência ambiental na Chapada do Araripe. As atrações presenciais terão como ingresso a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis, destinados ao programa de combate à fome Mesa Brasil Sesc. Também será exigido

do público o cartão de vacinação com as duas doses ou resultado negativo do exame antígeno ou RT-PCR nas 48h anteriores, além do uso de máscaras.

A programação pode ser acompanhada pelo site: http://www.mostrasescdeculturas.com.br/

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.