Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
24 de maio de 2023

Edição comemorativa de 20 anos recebeu mais de 1.400 inscrições

Saiu hoje os vencedores da edição 2023 do Prêmio Sesc de Literatura. “Outro outono de carne estranha”, do paraense Airton Souza, foi escolhido o melhor Romance; e “O ninho”, de autoria da pernambucana radicada em São Paulo Bethânia Pires Amaro, foi o selecionado da categoria Conto.

Os dois autores, estreantes nos gêneros em que foram premiados, terão o livro publicado pela Editora Record. Após o lançamento, eles fazem um circuito ao longo de todo um ano, pelas unidades do Sesc, em dezenas de cidades, e participam de outros eventos e feiras.

Prêmio Sesc completa 20 anos em 2023

O Prêmio Sesc de Literatura completa 20 anos em 2023, sendo considerado um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes. A origem dos vencedores de 2023 mostra mais uma vez o estímulo do Prêmio a novos talentos das mais diferentes regiões do Brasil. Os dois livros serão lançados em novembro pela editora Record, parceira do Prêmio Sesc desde a sua criação.

A história de “Outro outono de carne estranha” remonta os anos 1980, no final da ditadura, quando dois homens se encontram e se apaixonam em pleno garimpo de Serra Pelada, onde relacionamentos homoafetivos eram proibidos, segundo a lei não escrita local. A violência, a paixão, o amor, a intervenção do Estado e a busca desenfreada pelo ouro se interconectam na mesma paisagem árida, que inclui até o cabaré local, que foi inspirado na própria vivência do autor, Airton Souza. O escritor passou parte da infância em uma dessas casas de prostituição de propriedade de uma tia e do pai, um piauiense que se mudou para o Pará em busca da riqueza do metal. “A minha escrita é uma forma de pagar uma dívida afetiva e de retratar esse ambiente complexo que existiu no Brasil daquela época e que pode continuar a coexistir até hoje nos garimpos espalhados por essa imensa Amazônia”, relembra Airton.

Airton Souza, autor de “Outro Outono de Carne Estranha”, nasceu e vive em Marabá (PA). É professor de história para crianças e adolescentes do Ensino Básico e mestre em Letras. Atualmente, ele faz doutorado em Comunicação, Cultura e Amazônia pela UFPA.

Já os contos de “O ninho” dissecam as relações familiares sob a ótica feminina e buscam dessacralizar a casa como um lugar idílico e de segurança afetiva, “normalmente retratada assim nas postagens de famílias perfeitas das mídias sociais”, explica Bethânia Pires Amaro.  Os contos vão se desenrolando para trazer à luz a disfuncionalidade do ‘lar’, em que o amor muitas vezes se mistura a dores e cicatrizes. “Queria mostrar a quem lê, e que muitas vezes vive distúrbios alimentares, abusos e racismo em solidão atrás de quatro paredes, que essa pessoa não está só”, descreve a autora, que viveu a infância no interior da Bahia e em Salvador, onde percorria sebos e bibliotecas para ler tudo o que encontrasse de interesse naquelas estantes.

Bethânia Pires Amaro, autora de “O Ninho”, nasceu em Pernambuco, passou a infância no interior da Bahia e vive há quase uma década em São Paulo. Ela é advogada pública e trabalha na Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo.

 

Quase 1.500 inscritos no Prêmio Sesc de Literatura

Criado em 2003, o Prêmio Sesc recebeu, nesta edição, 1.495 inscrições, das quais 770 foram obras originais na categoria romance e 725 em conto. Joca Reiners Terron e Suzana Vargas foram os jurados da primeira categoria e Giovana Madalosso e Sérgio Rodrigues, da segunda.

 

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.