Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
9 de maio de 2024

Coordenado no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, o evento acontece no dia 29 de maio com programação gratuita em mais de 2000 cidades

Em 2024, o Dia do Desafio chega a sua 30ª edição no dia 29 de maio, com a participação de mais de 3.500 organizações públicas e privadas em 14 países. Somente no estado de São Paulo são mais de 350 atividades físico-esportivas gratuitas promovidas pelo Sesc em todas as suas unidades, bem como espaços públicos e ambientes externos.

Dia do Desafio é realizado em diversas unidades do Sesc pelo Brasil.

O Dia do Desafio foi criado pela TAFISA (The Association For International Sport for All), sob coordenação do Sesc São Paulo no Continente Americano, com apoio institucional da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte. A campanha acontece desde 1995, na última quarta-feira do mês de maio, promovendo uma série de oportunidades para prática esportiva para o dia e além dele, tornando-se presente na rotina das pessoas por todo o ano. Em 2018, o Dia Nacional do Desafio também foi instituído no calendário federal por meio da Lei nº 13.465/2018.

Com o tema “Se Joga no Desafio”, o Dia do Desafio 2024 está divido em três eixos: Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, Promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa e Utilitária e Modais de Locomoção (caminhar, correr e pedalar). Dessa forma, a campanha reforça seu empenho em possibilitar a experimentação de diferentes práticas físico-esportiva e contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população.

Atividades estimulam o movimento e a prática esportiva.

 

Sobre os eixos de programação:

– Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde, criado em 1986, é coordenado nas Américas pela Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e oferece indicadores e informações para que gestores criem, a partir de 4 eixos de reflexão – sustentabilidade, estilo de vida, planejamento urbano e arquitetura sustentável – sistemas em suas cidades que estimulem a adoção de hábitos saudáveis, como o da prática regular de esportes e atividades físicas.

– Promoção dos conceitos de Atividade Física Recreativa (praticada em momentos de Lazer, pautada pelo prazer e espontaneidade) e Atividade Física Utilitária (praticada tanto em momentos de lazer, como nas atividades do dia a dia tais como: locomover-se ativamente pela cidade, conhecer uma região, fazer tarefas diárias, trabalhar, entre outras.)

– Modais de locomoção (caminhar, correr e pedalar) que oferecem condições para a prática de atividade física utilitária, sendo uma ferramenta importante na criação de uma rotina de movimento que traga benefícios reais para saúde das pessoas.

Notícias Relacionadas:

Dia do Desafio celebra 30 anos

Coordenado no Continente Americano pelo Sesc São Paulo, o evento acontece n...

CineSesc traz ao público filme sobre trajetória

Em maio, o projeto CineSesc promove pré-estreias do longa-metragem Diálogos...

Sesc se mobiliza em prol das vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Unidades no estado funcionam como pontos de coletas e doações também podem ...

O compromisso do Sesc com a Educação no Brasil

Ao longo do último século, a educação brasileira vem sendo palco de debates...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.