Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
6 de maio de 2022

Evento este ano tem como tema ocupar espaços e reunir pessoas

Dados da UNESCO apontam que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo e que, mesmo antes, 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária. Estes preocupantes números reforçam ainda mais a relevância da 28ª edição do Dia do Desafio – evento anual realizado na última quarta-feira do mês de maio, que tem como objetivo o incentivo à prática de atividade física regular pela população. Este ano, o Dia do Desafio acontece em 25 de maio e o Sesc oferecerá diversas atividades em suas unidades por todo o país.

Nesta edição, o evento traz como tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”. A ideia é promover a conexão das pessoas e incentivar a ocupação de áreas públicas e comunitárias para a prática de atividades físicas. Na próxima quarta-feira, 11 de maio, será realizado um webinar com um debate sobre o tema, transmitido simultaneamente no canal do Sesc São Paulo no YouTube e na página do Dia do Desafio no Facebook, a partir das 15h30, com tradução simultânea para inglês e espanhol. Participam do encontro o coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon; o coordenador do Dia do Desafio no Sesc Campinas, Vinicius Carneiro; além de Mónica Durán e Jesús Acero Mora, representantes do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) de Bogotá-Colômbia.

Fábio Eon apresentará o projeto Fit For Life, criado pela UNESCO, fundamentado em práticas esportivas que aceleram a recuperação da COVID-19 e a elaboração de políticas inclusivas e integrativas com o propósito de melhorar o bem-estar de jovens. Vinicius Carneiro compartilhará o Guia de Exercícios ao Ar Livre, ação do Sesc que disponibiliza à população vídeos com instruções para a realização de exercícios nos aparelhos colocados por prefeituras em praças e parques públicos. Os vídeos são acessados por QR Codes colocados nos equipamentos com orientação para prática dadas por educadores do Sesc. Mónica Durán e Jesús Acero Mora apresentarão o Programa de Ciclovia de Bogotá, como ferramenta de inclusão ao esporte e ao lazer.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas para a prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, sendo realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

 

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.