Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
6 de maio de 2022

Evento este ano tem como tema ocupar espaços e reunir pessoas

Dados da UNESCO apontam que, durante a pandemia, houve um declínio de 41% na atividade física no mundo e que, mesmo antes, 80% dos jovens já viviam de maneira sedentária. Estes preocupantes números reforçam ainda mais a relevância da 28ª edição do Dia do Desafio – evento anual realizado na última quarta-feira do mês de maio, que tem como objetivo o incentivo à prática de atividade física regular pela população. Este ano, o Dia do Desafio acontece em 25 de maio e o Sesc oferecerá diversas atividades em suas unidades por todo o país.

Nesta edição, o evento traz como tema “Ocupar espaços e reunir pessoas”. A ideia é promover a conexão das pessoas e incentivar a ocupação de áreas públicas e comunitárias para a prática de atividades físicas. Na próxima quarta-feira, 11 de maio, será realizado um webinar com um debate sobre o tema, transmitido simultaneamente no canal do Sesc São Paulo no YouTube e na página do Dia do Desafio no Facebook, a partir das 15h30, com tradução simultânea para inglês e espanhol. Participam do encontro o coordenador de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Fábio Eon; o coordenador do Dia do Desafio no Sesc Campinas, Vinicius Carneiro; além de Mónica Durán e Jesús Acero Mora, representantes do Instituto Distrital de Recreación y Deporte (IDRD) de Bogotá-Colômbia.

Fábio Eon apresentará o projeto Fit For Life, criado pela UNESCO, fundamentado em práticas esportivas que aceleram a recuperação da COVID-19 e a elaboração de políticas inclusivas e integrativas com o propósito de melhorar o bem-estar de jovens. Vinicius Carneiro compartilhará o Guia de Exercícios ao Ar Livre, ação do Sesc que disponibiliza à população vídeos com instruções para a realização de exercícios nos aparelhos colocados por prefeituras em praças e parques públicos. Os vídeos são acessados por QR Codes colocados nos equipamentos com orientação para prática dadas por educadores do Sesc. Mónica Durán e Jesús Acero Mora apresentarão o Programa de Ciclovia de Bogotá, como ferramenta de inclusão ao esporte e ao lazer.

O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980 no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas para a prática de esportes e atividades físicas de forma regular. O Sesc coordena o evento no Brasil desde 1995 e no continente americano desde 2000. O evento é uma iniciativa da TAFISA – The Association For International Sport for All, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO, sendo realizado pelas prefeituras municipais em parceria com secretarias estaduais, ONGs, escolas, empresas, universidades, academias e outras instituições.

 

Notícias Relacionadas:

De olho na fauna do Pantanal

Já foram registrados 90 mil fotos e vídeos de mais de 60 espécies de animai...

Sesc participa da 28ª edição do Dia do Desafio

Evento este ano tem como tema ocupar espaços e reunir pessoas Dados da...

Palco Giratório 2022 será em formato inédito

Projeto apresenta obras criadas no período da pandemia por meio de novas te...

Prêmio Sesc de Literatura roda pelo país

Diogo Monteiro e Fábio Horácio-Castro percorrerão mais de 30 cidades ao lon...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste