Literatura

Formar leitores e estimular a ampliação da produção literária são objetivos do Sesc na área de Literatura. Por meio de palestras, oficinas, mostras, cafés literários, feiras e festivais, o público tem oportunidade de conhecer novas publicações e saber mais sobre o processo criativo. Estes eventos são também espaços de intercâmbio de ideias. Como os circuitos do projeto Arte da Palavra, que percorrem o país aproximando leitores e autores e promovendo a diversidade literária brasileira.

 

O Sesc também proporciona o debate e a reflexão sobre a literatura nacional, por meio da Revista Palavra, e contribui para a renovação do panorama literário com o Prêmio Sesc de Literatura.

 

Arte da Palavra

Para alcançar leitores em todo o país e valorizar obras e escritores brasileiros , o Sesc faz a literatura circular por meio do Arte da Palavra. O projeto conta com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, contemplando diversas possibilidades de manifestações literárias. Além disso, dentro de sua vertente educativa, oferece um terceiro circuito de reflexão e criação literária, que oromove a formação de leitores e o aprimoramento da escrita nas suas diferentes categorias. Clique aqui e acesse o site.

 

Prêmio Sesc de Literatura

Lançado em 2003, o Prêmio Sesc de Literaratura é uma porta aberta ao mercado editorial. O concurso nacional, realizado nas categorias Conto e Romance, é destinado a autores estreantes, que são premiados com a publicação do livro pela Editora Record. Além de terem suas obras distribuídas em livrarias em todo país, os vencedores ainda participam de várias programações culturais promovidas pelo Sesc em suas unidades e em eventos específicos de literatura, como a Festa Literária Internacional de Paraty - Flip. Clique aqui e acesse o site.

 

Revista Palavra

A Revista Palavra oferece uma ampla perspectiva do fazer literário e promove discussões sobre a literatura como expressão artística e forma de conhecimento. Em suas edições, a publicação divulga e valoriza a produção de escritores conhecidos do público e novos nomes da literatura brasileira, por meio de entrevistas, ensaios, críticas, resenhas, poesias, contos e dossiês.Clique aqui e acesse a última edição.