Bibliotecas

Com sua rede espalhada em todos os estados brasileiros, o Sesc constrói bibliotecas para multiplicar a literatura e despertar o gosto pela leitura. Seja em grandes capitais ou em pequenos bairros, as bibliotecas do Sesc têm a função de oferecer conteúdo variado e de qualidade, sobre os mais diferentes temas. E claro, desempenham o papel de informar e auxiliar na formação dos cidadãos.


Com suas coleções e acervos, o conjunto de bibliotecas do Sesc é um dos maiores do país. Desde sua fundação, em 1946, o Sesc privilegia a Educação e valoriza a literatura brasileira. Com a preocupação de transportar livros a diversos municípios brasileiros, a entidade criou bibliotecas móveis. Em 2005 o Sesc lançou o projeto BiblioSesc e passou a levar mais livros à população brasileira por meio de caminhões preparados especialmente para as obras.

 

Serviços oferecidos nas bibliotecas do Sesc:


  • Consulta local
  • Empréstimo de livros, revistas e periódicos
  • Acesso à internet

 

Bibliotecários


Cada biblioteca do Sesc possui, no mínimo, um profissional especializado, com formação em biblioteconomia. Eles alinham suas ações com participações em teleconferências em tempo real e realizam ainda um encontro anual em uma cidade brasileira escolhida. 

 

Sobre o acervo


Atualizado periodicamente, o acervo do Sesc é escolhido para oferecer conteúdos variados aos leitores. Nas bibliotecas há literatura brasileira e estrangeira para jovens e adultos, periódicos como jornais e revistas entre outros. Todos os anos, elas recebem ainda os contos e romances vencedores do Prêmio Sesc de Literatura. Algumas bibliotecas também possuem seções com obras para crianças e oferecem ainda conteúdo multimídia, como CDs e DVDs.

 

Atividades


Em parceria com a área de literatura das unidades, as Bibliotecas do Sesc também desenvolvem atividades como cafés literários, saraus, festivais de leitura e poesia, feira de livros, entre outros. Há ações para todas as idades e elas são elaboradas para estimular ainda mais a leitura, educação e formação literária dos cidadãos.