O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse Programa de solidariedade.

O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país.

MODALIDADES

→  Colheita urbana
A equipe do Mesa Brasil Sesc retira as doações junto aos parceiros e entregam diretamente nas entidades sociais cadastradas no Programa.

→  Banco de alimentos 
As doações são coletadas e transportadas para instalações do Mesa Brasil Sesc. No local, os alimentos são acondicionados conforme suas necessidades de conservação, separados e disponibilizados para retirada pelas entidades sociais. A seleção, o transporte e a armazenagem dos produtos seguem as mesmas normas de controle higiênico-sanitárias em ambas as modalidades.


AÇÕES EDUCATIVAS

O trabalho do Mesa Brasil Sesc vai além da distribuição de alimentos. O programa desenvolve ações educativas nas áreas de Nutrição e Serviço Social, com o objetivo de promover a alimentação adequada, a reeducação alimentar e fortalecer a gestão das entidades sociais assistidas.

A dimensão educativa é um diferencial, uma vez que procura potencializar o seu trabalho por meio da formação de agentes multiplicadores.

Para isso, o Mesa Brasil promove atividades como cursos, oficinas e palestras para difusão de conhecimentos, troca de informações e experiências junto aos profissionais, voluntários e beneficiários das entidades sociais, bem como às empresas doadoras.