Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

As áreas naturais protegidas pelo Sesc ajudam o poder público e a sociedade a protegerem importantes biomas do país. O Sesc participa do trabalho de conservação ambiental com quatro áreas protegidas: a RPPN Sesc Pantanal, no Mato Grosso; a RPPN Sesc Tepequém, em Roraima; a Reserva Natural Sesc Bertioga, em São Paulo, e a Reserva Ecológica Sesc Iparana,

no Ceará — as duas últimas em processo de certificação como Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Em todos esses espaços, o trabalho de conservação é integrado ao Turismo Social, que propicia a recepção de hóspedes de todo o país, e ainda à educação ambiental, que engaja as comunidades na conservação da natureza.

RPPN Sesc Pantanal

Com 108 mil hectares, a RPPN Sesc Pantanal, no Mato Grosso, é a maior reserva privada do país. A unidade atua na conservação da biodiversidade, reunindo extensa variedade de espécies da flora e fauna pantaneiras. Considerada referência em monitoramento ambiental, pesquisa científica e combate a incêndios florestais, esta reserva funciona como grande polo de educação ambiental, colaborando para o engajamento da sociedade na preservação do Pantanal. Essa atuação soma-se a outras iniciativas das unidades do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, como a promoção do turismo sustentável e ações sociais com a população pantaneira rural e urbana.

Saiba mais

RPPN Sesc Tepequém

Localizada no município de Amajari, em Roraima, esta reserva combina natureza, lazer e biodiversidade em uma área de 54 hectares, com cachoeiras e biodiversidade incomparável. É considerada uma das principais unidades de conservação ambiental do estado, o que estimula o turismo ecológico e social, além de apresentar opções de cultura, educação e atividades físicas.

Saiba mais

Reserva Natural Sesc Bertioga

No litoral do estado de São Paulo, a Reserva Natural Sesc Bertioga preserva um importante remanescente florestal de 60 hectares de Mata Atlântica. Inserida na zona urbana da cidade, possui mais de 650 espécies da flora e fauna da restinga. Esta reserva tem como princípio o desenvolvimento social e a conservação da natureza, a fim de integrar o ser humano ao ambiente e inspirar valores de cidadania. Lá, são elaboradas atividades em prol da educação ambiental, turismo social, mobilização das comunidades locais e pesquisas científicas.

Saiba mais

Reserva Ecológica Sesc Iparana

Localizada no município de Caucaia, a cerca de 14,2 km do centro de Fortaleza, no Ceará, o Sesc Iparana preserva um importante ecossistema costeiro, sendo um dos últimos fragmentos de Mata de Tabuleiros. Na área, são desenvolvidas atividades de conservação e educação ambiental, além de oficinas, vivências e produção de artesanato, em benefício da complementação de renda da população local e da sustentabilidade.

Saiba mais

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste