Página Inicial > Cultura no Sesc > Memória Social e Patrimônio Cultural
A atuação do Sesc na área da Memória Social e Patrimônio Cultural busca articular e fortalecer iniciativas de valorização de histórias, identidades e saberes dos diversos grupos formadores da cultural brasileira. São ações que contribuem para a preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural e natural, o diálogo e o debate crítico, e a democratização do acesso aos bens e à prática dos direitos culturais. O Sesc referencia sua presença em museus, centros de memória, na difusão de manifestações culturais, em ações de educação patrimonial, na gestão de espaços tombados, entre outros.
Uma das frentes de atuação do Sesc é a gestão de patrimônios arquitetônicos, de valor histórico ou artístico para a sociedade, que são transformados em espaços para difusão de conhecimento, memória e convivência. Hoje, algumas das unidades da instituição que realizam esse trabalho são: Centro Cultural Paço da Liberdade, em Curitiba (PR); Sesc Museu de Florianópolis (SC); Centro Cultural Sesc Glória, em Vitória (ES); Sesc Caixeiral, em Parnaíba (PI); Polo Sociocultural Sesc Paraty (RJ); Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA); Sesc Arsenal, em Cuiabá (MT); Sesc Pompeia, em São Paulo (SP), dentre outros.
Reconhecer e preservar as referências culturais pela perspectiva das territorialidades, a partir de uma relação participativa com os detentores de saberes e conhecimentos é o objetivo do Sesc Raízes. Por meio de atividades educativas, vivências, exposições, métodos e instrumentos de pesquisa, e do registro de histórias e séries documentais, o projeto promove a diversidade sociocultural e fortalece memórias, conectando preservação às práticas do cotidiano. Tais ações reforçam a importância da preservação do patrimônio cultural como vetor de desenvolvimento social, gerando oportunidades de emprego e renda, ajudando a movimentar o comércio e a economia da cultura.
Valorizar e fortalecer a produção cultural de pessoas indígenas e negras, ampliando sua representatividade e inclusão nas programações da Instituição no país, é o propósito do Sesc Identidade Brasilis. São seminários, vivências, apresentações artísticas, debates, visitas mediadas, produção de materiais educativo e muitas outras atividades que proporcionam o intercâmbio de saberes, que culminam na realização do Seminário Sesc Etnicidades. O protagonismo de pessoas indígenas e negras na composição dos diálogos e das reflexões é a base da iniciativa, com ações desenvolvidas a partir dos temas como arte e cultura, memórias, identidades, histórias e patrimônios, modos de vida e políticas sociais.