Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Educação Básica

O Sesc atua em todos os segmentos e modalidades da Educação Básica, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos.

Educação Infantil

A Educação Infantil do Sesc é oferecida em todo o país, com exceção do estado de São Paulo, e é destinada à educação e ao cuidado das crianças de 0 a 5 anos. Na escola do Sesc, a criança é potente e apreciada na sua singularidade, expõe suas ideias, investiga, argumenta, tem seu tempo e ritmo respeitados, e faz contato com diferentes formas de conhecimento Espaço de aprendizagem e valorização das múltiplas linguagens, a escola tem como eixos norteadores da ação pedagógica as brincadeiras e interações. É justamente através das brincadeiras que as crianças se apropriam do mundo, estabelecem relações e constroem sua identidade.

Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental do Sesc atende dependentes de comerciários e público em geral, do 1º ao 9º ano de escolaridade, e considera o currículo sob uma perspectiva transdisciplinar, reconhecendo o estudante como um sujeito participativo, crítico e criativo. Uma das particularidades deste segmento é o cuidado no acolhimento das crianças e adolescentes nas transições da Educação Infantil para os anos iniciais do Ensino Fundamental e dos anos finais do Ensino Fundamental para o Ensino Médio. O desafio é preservar tanto o caráter lúdico e as relações com a cultura das infâncias como a pluralidade de adolescências, as interações e o respeito às diferenças. Em todo o segmento, a ludicidade é valorizada de forma a favorecer a imaginação e a criação, elementos essenciais ao desenvolvimento do pensamento abstrato, da formação de conceitos e de maior criticidade. No processo pedagógico destacam-se a educação integral, o trabalho colaborativo, a problematização e o incentivo à curiosidade e à imaginação, como marca de continuidade entre os anos iniciais e finais deste segmento. O Ensino Fundamental é oferecido em escolas do Sesc no Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso (incluindo o Polo Socioambiental Sesc Pantanal), Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins.

Ensino Médio

Etapa final da Educação Básica, o Ensino Médio no Sesc tem como prioridade a formação integral dos jovens, com oferta de ações diversificadas que promovem o desenvolvimento pessoal e incentivam a autonomia intelectual, a criatividade e a participação social. Trabalha de forma interdisciplinar para proporcionar o aprofundamento do conhecimento e tornar os processos de ensino e aprendizagem mais dinâmicos e significativos. A ideia é que o estudante transite por diferentes linguagens e fontes de informação, desenvolvendo pesquisas, relacionando conhecimentos e construindo novos saberes, para a realização de uma prática democrática e cidadã. A instituição oferece este segmento em suas escolas no Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Roraima, Santa Catarina e no Polo Educacional Sesc, na cidade do Rio de Janeiro.

Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A partir da compreensão que a educação acontece ao longo da vida, o Sesc oferece esta modalidade da Educação Básica para contribuir, por meio do seu compromisso social, com a melhoria das condições de vida da população. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Sesc tem como pilar central o resgate da escolarização e a garantia à educação integral de qualidade, buscando, em sua prática, incentivar uma educação emancipadora implicada no exercício da cidadania. A EJA no Sesc contempla desde a alfabetização até o Ensino Médio, e encontra nas experiências das diversas regiões do país suas premissas, para que a proposta educacional dialogue com os saberes dos territórios locais e articule as experiências dos estudantes aos conhecimentos desenvolvidos pela sociedade ao longo da história. Pensando em ampliar as possibilidades de aprendizagem e crescimento do público da EJA, o Sesc promove dois projetos específicos para esse público: o projeto Sesc Ler, que atende em regiões de baixo IDH com unidades próprias, e o projeto Sesc EAD EJA, que, a partir de 2022, implementará o Ensino Médio com qualificação profissional em Economia Criativa, na modalidade de Educação a Distância, em plataforma própria e com proposta pedagógica inovadora.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste