Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Perguntas Frequentes

O que é o Sesc EAD EJA – Ensino Médio?
É o novo curso oferecido gratuitamente pelo Sesc para jovens e adultos cursarem o Ensino Médio a distância integrado à qualificação profissional em Produção Cultural.

Por que cursar o Ensino Médio a distância do Sesc?
Porque são oferecidas duas formações: Ensino Médio + qualificação profissional em Produção Cultural. Assim, o concluinte poderá se inserir no mercado de trabalho em diversos setores, vista a ampla atuação nas áreas da cultura e da economia criativa.

Onde posso cursar o Sesc EAD EJA – Ensino Médio?
O curso é oferecido nos seguintes estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Para mais informações sobre os locais, consulte o edital.

Quais são os pré-requisitos para o curso?
Ter, pelo menos, 18 anos completos no ato da inscrição e o Ensino Fundamental completo.

Como e onde posso fazer a pré-inscrição?
É super simples! As pré-inscrições serão realizadas exclusivamente em www.sesc.com.br/ead. No site, antes de fazer a pré-inscrição é importante fazer a leitura do Edital.

Qual a duração do curso? 
A carga horária total é de 1.200 horas, distribuídas em 3 semestres letivos.

Serão realizados encontros presenciais?
Teremos encontros nos Polos com duração de 4 horas por semana. Os dias e turnos variam de acordo com o local e estão disponíveis no edital.

A participação nos encontros presenciais é obrigatória?
Sim. Para que a conclusão do curso ocorra de forma satisfatória, a presença nos encontros presenciais é obrigatória. Esses momentos são destinados a realização de propostas relacionadas aos temas integradores do curso, aprofundamento dos estudos, personalização das trajetórias de aprendizagem e Projeto de Vida e Projeto Integrador.

Quais são os documentos necessários para realizar a pré-inscrição?
– RG (ou CTPS), CPF e certidão de nascimento ou casamento
– Comprovante de residência
– 1 foto 3×4

Qual o valor?
A inscrição e o curso são gratuitos.
Importante! A vaga será confirmada após contato do polo com o candidato, validando a pré-inscrição (orientações no edital) e a entrega da documentação completa no Polo.

Como será realizada a matrícula?

O candidato será convocado pelo polo para entrega dos documentos previstos no edital, conforme disponibilidade de vagas, para validação dos mesmos. Estando todos os documentos de acordo com o previsto no edital, será realizada a efetivação da matrícula no sistema acadêmico, tornado o candidato um estudante da EAD EJA EM. Todas essas etapas serão comunicadas por e-mail, o mesmo informado no ato da pré-inscrição.

– certidão de nascimento ou casamento;– RG, CPF ou CNH;– 01 (uma) foto 3×4;– Comprovante de residência*– Histórico escolar e/ou certificado de conclusão do ensino fundamental*;– CTPS – (candidato que não possuir CTPS fica dispensado da apresentação);

*para maiores informações consultar o edital 2/2022.

Quando iniciam as aulas?
Em 15 de agosto de 2022.

Qual horário das aulas a distância?
Para o acesso aos conteúdos das aulas on-line, não haverá um horário predefinido. O Ambiente Virtual de Aprendizagem estará disponível todos os dias da semana, em qualquer horário. É importante o aluno atentar-se ao cronograma de entrega das atividades detalhado no Guia de Estudos de cada Área do Conhecimento.

Estarei sozinho durante os meus estudos?
Não. Você terá o acompanhamento de um tutor presencial nos momentos de estudos presenciais no polo, terá acesso aos tutores a distância na plataforma do curso para tirar dúvidas sobre os conteúdos que usa do Ambiente Virtual de Aprendizagem e realizará uma série de atividades em grupo com seus colegas de turma ao longo do curso.

Quantas horas diárias deverei me dedicar aos estudos?
Para que você tenha um bom aproveitamento dos estudos, indicamos ao menos 4 horas diárias para a realização das atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Como saberei a data-limite para entrega das atividades das Áreas de Conhecimento?
Além do Guia de Estudos de cada Área de Conhecimento, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o aluno receberá na aula inaugural o calendário do semestre letivo, com as informações referentes às datas de entrega das atividades avaliativas.

Como posso falar com o tutor do curso?
O aluno poderá enviar mensagens pelo canal Fale com o tutor, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O Fórum tira-dúvidas também ajuda nos esclarecimentos e na interação com os colegas e os tutores do curso.

É possível acessar os conteúdos do curso usando tablets e smartphones?
É possível, porém, para uma melhor experiência, indicamos o uso de computadores (desktop ou notebooks). Os alunos poderão contar com os computadores do Polo para acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.

 

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste