o sesc nos estados

















Sobre o Sesc

Mantido pelos empresários do comércio de bens e serviços, o Serviço Social do Comércio - Sesc - é uma entidade privada que objetiva proporcionar o bem-estar e qualidade de vida  do comerciário, sua família e da sociedade.


Localizado em todos os estados brasileiros, o Sesc incentiva a educação de qualidade como diretriz primordial no desenvolvimento do cidadão. Valoriza a diversidade cultural local e promove atividades em prol da melhoria das condições de vida no dia a dia dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo.


Educação, Saúde, Cultura e Lazer são as áreas de atuação do Sesc que chamamos de Programas. Dentro desses quatro Programas existem diversos projetos e ações, desenvolvidos pelo Departamento Nacional, executados pelos Departamentos Regionais e suas unidades, de acordo com a realidade local de cada um.
 
Com ações abrangentes a todas as faixas etárias e infraestrutura que contempla suas áreas de atuação, o Sesc tem como principal marca a responsabilidade social. Oferece programas de saúde e educação ambiental, turismo social, programas especiais para crianças e terceira idade, projetos de combate à fome e ao desperdício de alimentos, de inclusão digital e muitos outros.

Como o Sesc atua

Nas atividades oferecidas ao público pelo Sesc, o aprendizado é permanente. As pessoas aprendem a cuidar da própria saúde, a descobrir preferências culturais, a crescer individualmente através do lazer, a percorrer novos caminhos de conhecimento.

E o que se aprende, se repassa. Cada cliente torna-se um multiplicador, ao adquirir confiança e habilidades necessárias para transmitir os novos aprendizados em comunidade.

As ações do Sesc propagam princípios, humanísticos e universais, promovendo melhor condição de vida para os comerciários e seus familiares em todo o Brasil, e oferece serviços que fortalecem o exercício da cidadania e contribuem com o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

As atividades do Sesc seguem modelos de ação construídos por especialistas em diversas áreas do conhecimento, garantindo que a atuação seja adequada as necessidades da sociedade. São mais de 19 mil funcionários, em todas as regiões brasileiras, produzindo e recebendo informação para a melhoria dos serviços.


O Sesc também faz parcerias com outras instituições públicas e privadas. Os ministérios da Educação, da Cultura, do Desenvolvimento Social, da Justiça, do Esporte e do Turismo são parceiros em ações como os programas Alimentos Seguros, Segundo Tempo e Mesa Brasil Sesc. Em âmbito estadual e municipal, os projetos Sesc Ler e OdontoSesc estabelecem projetos de cooperação que permitem uma atuação mais precisa de acordo com a realidade da região..

Conhecimento Compartilhado

Para debater junto à sociedade temas de interesse geral, a entidade promove a Rede Sesc-Senac de Teleconferência e o programa de rádio Sintonia Sesc-Senac, para todas as regiões brasileiras. As conferências são disponibilizadas em DVD e os programas do Sintonia transmitidos em centenas de emissoras comunitárias.

Aos professores do Sesc e da rede pública e privada de ensino, atenção especial, com o projeto Formação Contínua de Educadores. Em telessalas nos Centros de Atividades do Sesc e nos Centros Educacionais do Sesc Ler acontecem cursos, seminários, palestras e atividades em grupo. Recursos tecnológicos como internet, vídeo e áudio são aplicados ao aperfeiçoamento.

Abrangência

Para alcançar cerca de 2,2 mil municípios em todas as regiões, o Sesc unidades de atendimento fixas ou móveis, nas capitais, periferias ou em cidades pequenas.

São centenas de centros de atividades, unidades móveis, meios de hospedagem, sedes educacionais e consultórios, com singularidades: o Sesc oferece, por exemplo, as maiores redes privadas de teatros e de bibliotecas do país.

Complementares às unidades fixas, as unidades móveis são essenciais nos serviços prestados pelo Sesc. Sobre rodas, em caminhões e carretas, a entidade leva atendimento social a lugares onde a ação pública precisa de reforços.

Acolhimento

O Sesc também se adapta a espaços públicos ou atua no interior de outras instituições, públicas ou privadas, em parceria com a sociedade. A articulação, somada às unidades fixas e móveis, é a base do grande alcance do Sesc.