Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa

Ensaios e Críticas

Este espaço abrange ensaios, críticas e artigos relacionados à esfera de atuação do Palco Giratório, ou seja, ao campo das artes cênicas de um modo geral. Estão reunidos desde ensaios críticos produzidos no âmbito do Projeto Cena Em Questão, realizado em Aldeias do Palco Giratório, e artigos produzidos pelos palestrantes envolvidos nos Seminários HistóriaS do Teatro Brasileiro e Historiografias da Dança Brasileira, realizados pelo Sesc em 2016 e 2018, respectivamente, nas cinco regiões geográficas do país. Tais seminários buscaram discutir e difundir as historiografias dos movimentos do teatro e da dança no Brasil, questionando as abordagens hegemônicas ainda presentes nos mais diversos contextos de ensino e pesquisa.

HistóriaS do Teatro Brasileiro – coordenação e curadoria da equipe de Artes Cênicas do Sesc Nacional com as pesquisadoras Ângela Reis e Ana Luísa Lima

Historiografias da Dança Brasileira – coordenação e curadoria da equipe de Artes Cênicas do Sesc Nacional com a pesquisadora Flavia Meireles

 

Historiografias da Dança Brasileira

 

O projeto Historiografias da Dança Brasileira se estruturou como uma série de 5 videoconferências sobre as diferentes narrativas das histórias da dança no Brasil tendo como objetivo principal colocar em diálogo a diversidade de perspectivas sobre a dança e problematizar o olhar hegemônico do eixo Sul-Sudeste.

O projeto abordou conceitos fundantes, tais como os de memória e acervo, que ainda não ganharam a abrangência que merecem tanto em espaços acadêmicos quanto em espaços de conhecimento em geral. Através da realização de palestras dialogadas, foram reunidos 3 pesquisadores de cada região do Brasil para compartilhar suas recentes buscas e investigações sobre esse tema, visibilizando e aprofundando conhecimentos que extrapolam uma abordagem linear e canônica sobre a dança. Cada encontro foi realizado em uma cidade distinta, mobilizando as equipes de cultura do Sesc e também artistas, professores, estudantes de dança e interessados em geral para debater conceitos, articular e integrar as ações de dança do Sesc com vistas a fortalecer o ainda necessário fomento desta linguagem artística nas instituições de cada estado.

O projeto é uma proposição da equipe de Artes Cênicas do Departamento Nacional do Sesc, realizado em parceria com a Gerência de Formação e Pesquisa com a assessoria da artista, pesquisadora e professora de dança Flavia Meireles. Ele está articulado às iniciativas de dança já realizadas nos últimos 6 anos por meio do projeto História das Artes Cênicas e Sesc Dramaturgias, que tem mapeado a atividade no Sesc.

…………………………………………………………………………………………………………….

Assessoria externa em curadoria: 

Flavia Meireles

Mestre em Artes Visuais na EBA/UFRJ e pesquisa o corpo e a dança em experimentação. Cria seus próprios trabalhos (Trabalho para Comer – FADA 2012, Sem nome, todos os usos – Prêmio Klauss Vianna 2008) e colaborou artisticamente com Paulo Caldas, João Saldanha, Marcela Levi, Gustavo Ciríaco entre outros. Esteve como artista-residente no Centre International des Récollets (Paris, 2010). Produziu os eventos “Uma noite com Yvonne Rainer e amigos” (2009), ABI PENSA A DANÇA (2011), Práticas do comum (2011) e Ciclo de Encontros: a Dança Carioca no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (2012). Coordena o grupo de pesquisa Temas de Dança (FADA 2011 e Fomento à Cultura Carioca 2013).

…………………………………………………………………………………………………………….

Acesse os links abaixo:

A Historiografia da Dança no Amazonas: Fatos, sujeitos e coletividades

Bricolagem Historiográfica da Dança: Por uma Política de Re-existir

Casa Hoffmann: novas narrativas para a história da dança em Curitiba

Danças negras: historiografias e memórias de futuro

Historiografias da Dança Brasileira – Monica Fagundes Dantas

Historiografias do Desterro: ter um arquivo, ser um arquivo, mover um arquivo

Historiografias em dança, atual e contíguo

Laura Virgínia: Historiografias da Dança

Leituras de Movimento – Fomento, Difusão e Continuidade.

Memória da dança e a produção de seus arquivos na era digital

O Acervo como Corpo da Memória: Olhares pra Dança, Histórias e Afestos da Dança Cênica Goianense 1971-2000

Panorama da Dança no Espírito Santo

Pistas antropofágicas para descolonizar as historiografias de si na criação em dança

Projeto Historiografias da Dança Brasileira: traços, narrativas e percursos da amazônia sul – ocidental

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.