Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
14 de setembro de 2023

Programação do evento conta com shows, oficinas, feira cultural e gastrônomica, seminário e atração internacional com entrada gratuita

A programação da Mostra Sesc Sonora Brasil 2023 destaca, este ano, as sonoridades africanas e diaspóricas, tradicionais e contemporâneas. Realizado de 26 de setembro a 1 de outubro no Sesc Tijuca, no Rio de Janeiro, o evento oferece um panorama da circulação do projeto Sonora Brasil, que trabalha no biênio 2022/2023 o tema Culturas Bantu: afro-sonoridades tradicionais e contemporâneas, destacando a contribuição dos povos de línguas bantu para a música brasileira. Grupos de diferentes regiões do país e do exterior se apresentarão na Mostra, que também contará com oficinas, feira cultural e gastronômica, programação infantil e o Seminário Sonoros Saberes, com palestras e rodas de conversa sobre o tema.

Criado há 25 anos, o Sonora Brasil é um projeto temático, que tem como objetivo a preservação e difusão do patrimônio cultural brasileiro. Por meio de apresentações musicais diferenciadas e contextualizadas, proporciona novas formas de fruição de expressões sonoras e musicais, aproximando os públicos das pluralidades que constituem identidades e diferenças étnico-culturais no Brasil.

“O Sonora Brasil faz parte de uma ampla proposta de desenvolvimento cultural promovida pelo Sesc, que valoriza as territorialidades, a diversidade e as memórias por meio da expressão de seus autores e intérpretes. Nesses 25 anos de atuação, foram mais de 6,5 mil apresentações em 210 cidades brasileiras, com a produção de 24 catálogos temáticos e 16 documentários. A Mostra Sesc Sonora Brasil traz um recorte dessa ampla programação e proporcionará importantes momentos de reflexão sobre as contribuições dos povos de matriz linguística bantu”, disse a Diretores de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

Um dos destaques da Mostra Sesc Sonora Brasil é o espetáculo internacional Amawethu, pautado nas epistemologias bantu, em um diálogo entre a música tradicional e a dança africana contemporânea. Amawethu é apresentado pela Luthando Arts Academy, referência em projetos de educação por meio das artes e reconhecida mundialmente por suas apresentações que celebram a vibrante herança cultural da África do Sul.

Outro ponto alto na programação é a aula magna do Seminário Sonoros Saberes, com Nei Lopes, um dos maiores intelectuais negros do Brasil e grande estudioso das culturas africanas no país. Compõem ainda a programação shows de grupos de diversos estados, como Malungo IXI, da Bahia; Batuques do Rio, com Lazir Sinval e Marquinhos de Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro; Myriam Mwewa, François Muleka e Marissol Mwaba, de Santa Catarina e República Democrática do Congo, entre outras atrações.

Acesse a programação completa

Notícias Relacionadas:

Revista Time lista Sesc como melhores empregadores

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.