Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
4 de novembro de 2024

Evento acontece nos dias 7 e 8 de novembro, no Rio de Janeiro, com a participação de convidados do Brasil e do exterior, que debaterão sobre o poder da arte como ferramenta de transformação social e cultural

O Sesc promove nos dias 7 e 8 de novembro dois importantes seminários, pela primeira vez simultaneamente: o III Seminário Internacional de Mediação Cultural Sesc RJ e o II Seminário Nacional Sesc de Arte Educação. Os eventos contarão com uma vasta programação e receberão convidados de diversas partes do Brasil e do exterior. As atividades acontecerão no Auditório da Sede da Fecomércio RJ, no Flamengo.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 5 de novembro por meio de um formulário online. Haverá tradução simultânea para inglês e espanhol, além de acessibilidade em Libras e audiodescrição. O evento também poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube: https://www.youtube.com/portalsescrio
Promovido pelo Sesc no Rio de Janeiro em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, o evento traz como tema “Mediação cultural, território do possível: A mediação cultural como mecanismo para borrar fronteiras e compor novas formas de ver e viver o mundo através da arte”. O Seminário Internacional de Mediação Cultural chega à sua terceira edição. Este ano, o evento pretende discutir a mediação cultural como um agente transformador que reconfigura os limites entre arte e vida, promovendo o diálogo entre territórios físicos e conceituais, além de explorar as interfaces da arte com políticas públicas e direitos sociais. Já Seminário Nacional de Arte Educação visa contribuir para a discussão de questões relacionadas à diversidade, acessibilidade, diferenças de gerações e territorialidade, como sentidos necessários ao diálogo e expansão dos saberes.
No primeiro dia, após a abertura oficial e a aula magna da advogada com experiência em desenvolvimento econômico, indústrias culturais e criativas, sustentabilidade, cooperação internacional Angélica Mayolo, os participantes poderão aprofundar o entendimento sobre o papel transformador dos museus na mesa “Museu, território sem fronteiras?”. Nessa sessão, especialistas e gestores de museus discutirão estratégias para que esses espaços culturais se tornem mais inclusivos e participativos, promovendo diálogos que rompem barreiras geográficas e sociais. A tarde segue com a mesa “Acessibilidades e Acessos”, que propõe uma visão crítica sobre a acessibilidade e o protagonismo de diferentes identidades, trazendo artistas, ativistas e especialistas para debater como as questões de raça, gênero e classe podem redimensionar o conceito de acessibilidade nos espaços culturais.
O segundo dia tem início com uma reflexão sobre experiências artísticas que investigam fronteiras e processos migratórios, ampliando o entendimento de como a arte dialoga com o cenário cultural e institucional global. Na parte da tarde, o debate gira em torno do potencial da mediação cultural e seu poder de ultrapassar as divisões entre vida e arte, conectando comunidades e redefinindo dinâmicas sociais, territoriais e experiências artísticas. A mesa “Mediação Cultural para quem? Como? Por quê?”, encerra o evento, convidando os participantes a refletirem sobre o papel dos mediadores como construtores de pontes entre diferentes públicos e perspectivas.
Notícias Relacionadas:

Revista Time lista Sesc como melhores empregadores

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.