Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
29 de julho de 2025
Agenda do Sistema Comércio, de 5 a 10 de agosto, antecipa debates que também estarão na conferência sobre o clima
Para ampliar a mobilização social frente aos impactos das mudanças climáticas, tema central da COP30, o Sesc realiza, entre os dias 5 e 10 de agosto, dois grandes eventos em São Paulo (SP) e Belém (PA). O ‘Fórum Raízes do Amanhã – Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP30’ será realizado no Sesc Doca e no Teatro Casa Isaura Campos, em Belém, nos dias 5 e 6. Já o ‘Fórum Movimentos pela Regeneração – em direção à COP30’ acontecerá entre 7 e 10 de agosto, no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Os eventos são gratuitos. As mesas serão transmitidas ao vivo pelo canal do Sesc no YouTube youtube.com/sescbrasil.
A iniciativa marca a contagem regressiva de 100 dias para a 30ª Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em novembro deste ano pela primeira vez na Amazônia. Os eventos contarão com especialistas, cientistas e lideranças. Haverá programação cultural, socioambiental e educativa, painéis de discussão, oficinas e vivências. O fórum do Pará reunirá nomes como Fábio Scarano, Márcia Kambeba, Sue Anne da Costa, Tainá Marajoara, Nay Jinkss, Pelé do Manifesto e DJ Nat Esquema, além de lideranças indígenas e quilombolas, como Dona Faustina, do Quilombo Itacuã-Miri. Já o de São Paulo contará com a presença de personalidades como Guilherme Simões (Secretário Nacional de Periferias do Ministério das Cidades), Paulo Artaxo (especialista em mudanças climáticas do Departamento de Física da Universidade de São Paulo -USP), Marcos Sorrentino (diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Ana Catalina Peña (Diretora Sênior de Estratégia da The Global Foodbanking).
Teatro Casa Isaura Campos, em Belém, será um dos palcos do Fórum Raízes.
 
Diálogos em Belém:
Para impulsionar os diálogos sobre os impactos das mudanças climáticas na cidade escolhida para sediar a COP30, o ‘Fórum Raízes do Amanhã – Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP30’ contará com lideranças amazônicas, mestres da cultura popular, especialistas, representantes da sociedade civil e comunidades tradicionais em uma proposta que integra arte, economia criativa, educação ambiental e saberes ancestrais.
O evento é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e está estruturado em dois eixos: o Fórum Raízes do Amanhã, voltado ao debate e à mobilização social; e as Casas Sesc na COP30, que promoverão atividades culturais e educativas nas unidades do Sesc em Belém antes, durante e após a conferência.
Durante o fórum, será elaborada uma Carta Aberta com os principais resultados e reflexões do evento, que será encaminhada às discussões oficiais da COP30. Os debates serão registrados pelo Canal Futura e a Fundação Roberto Marinho, parceiro da ação.
O público que comparecer ao evento poderá fazer a doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Sesc Mesa Brasil — maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, que combate a fome e o desperdício em todo o país. A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Sesc | PA.
 
Movimentos em São Paulo:
Ao longo de toda a programação, especialistas, acadêmicos e representantes do poder público participarão de mesas temáticas sobre justiça climática, educação ambiental, segurança alimentar e políticas públicas. O evento também oferece um conjunto de ações educativas e culturais, como oficinas, jogos, vivências, mostra de boas práticas e apresentações musicais.
A abertura do ‘Fórum Movimentos pela Regeneração – em direção à COP30’, em São Paulo, será realizada no dia 7 de agosto com a conferência ‘Esperançar diante da emergência climática’, que reúne o secretário-executivo do Observatório do Clima, Márcio Astrini, a ex-ministra do Meio Ambiente da Colômbia, que presidiu a COP16, Susana Muhamad e a jornalista Cristina Serra.
As atividades são voltadas a públicos de todas as idades com uma abordagem sensível e acessível sobre temas ambientais. Haverá performances da Cia do Tijolo, intervenção de Uýra, bate-papo com Nik Sabey e o show de encerramento “Guitarradas do Pará”, com Fafá de Belém.
Em São Paulo, o Sesc intensificará suas ações rumo à COP 30 com foco na valorização da diversidade cultural, na conservação do patrimônio natural e na promoção da sustentabilidade como prática cotidiana.
Para acessar o formulário de inscrições e conferir a programação completa do fórum, acesse Fórum Pré-COP.
Notícias Relacionadas:

Sesc realiza fóruns em Belém e São Paulo a 100 dias da COP30

Agenda do Sistema Comércio, de 5 a 10 de agosto, antecipa debates que també...

VI Seminário Sesc Etnicidades promove escuta e diálogo com pessoas negras e indígenas

Programação cultural, de 24 a 26 de julho no Pará, traz importantes nomes p...

A força da iniciativa privada para um mundo mais sustentável

Dividir o encargo de proteger a rica biodiversidade brasileira é uma decisã...

Sesc na Flip: conheça nossas atrações

Itamar Vieira Jr., Tati Bernardi, ministras Carmem Lúcia e Macaé Evaristo, ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.