Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
24 de junho de 2026

Sabor e saúde são os ingredientes principais de cada refeição e lanche servidos pelo Sesc.

Desde a sua criação, há oito décadas, o Sesc tem como missão promover o bem-estar e a saúde integral dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, além de suas famílias. Esse compromisso com o cuidado genuíno nasceu nos primeiros anos e se fortalece a cada dia.

Para celebrar este marco histórico, escolhemos um ingrediente que une o Brasil e que faz parte do coração e da mesa de milhões de brasileiros: o arroz. Por sua versatilidade e importância fundamental na nossa identidade cultural, ele será o grande protagonista nas preparações dos restaurantes do Sesc em todo o país, simbolizando as nossas 8 décadas de atuação.

Acompanhe, a seguir, como a nossa trajetória em alimentação e nutrição evoluiu ao longo do tempo:

 

Anos 40 – Saúde das crianças

O cuidado já começava antes do berço. Já nos primeiros anos de atuação, a instituição desenvolvia ações voltadas ao acompanhamento da saúde de bebês filhos de trabalhadores do comércio, oferecendo suporte às famílias e orientações essenciais sobre os primeiros meses de vida. Com o objetivo de engajar a comunidade e combater a desnutrição na primeira infância, promovia-se até um concurso de ‘bebê mais robusto’ para incentivar a boa nutrição infantil. Essa iniciativa, que celebrava o desenvolvimento saudável e o acesso a uma alimentação de qualidade, seguiu firme nas primeiras décadas de história da instituição.

Anos 40 – Primeiro restaurante

Em 1947, nascia em São Paulo o pioneiro Restaurante do Comerciário Alcântara Machado, um marco que revolucionou o acesso à alimentação fora de casa para a categoria. Na época, a unidade já operava em grande escala, servindo cerca de 1,8 mil refeições por dia com foco em equilíbrio nutricional e preço acessível. A semente plantada na década de 1940 gerou frutos sólidos: hoje, são servidas cerca de 68 mil refeições diárias pelos restaurantes Sesc em todo o país, mantendo o mesmo compromisso com o sabor e o bem-estar.

Anos 50 – Merenda nutritiva

Nos anos 50, a atuação expandiu-se para o ambiente educacional e formativo. Compreendendo que a nutrição adequada é a base para o aprendizado e o desenvolvimento profissional, o Sesc criou planos de merenda nutritiva específicos para alunos do Senac. Essa parceria fortalecia o Sistema Comércio, garantindo que os jovens estudantes tivessem a energia e os nutrientes necessários para se qualificarem para o mercado de trabalho.

Anos 60 – Expansão

Na década de 1960, a relevância da segurança alimentar ganhou ainda mais destaque regional. O Sesc Rio Grande do Sul definiu os serviços de seus restaurantes como prioritários no estado, estruturando uma rede capaz de atender à crescente demanda dos trabalhadores e consolidando a alimentação como um direito fundamental para a produtividade e a saúde do comerciário.

Anos 70 – Mais força

O reconhecimento institucional definitivo da área veio em 1973, quando a Nutrição virou um pilar oficial de saúde da instituição. A partir desse marco, as ações  passaram a integrar uma estratégia integrada de saúde preventiva e promoção da qualidade de vida, combinando o ato de servir refeições com a conscientização sobre hábitos saudáveis.

Anos 80 – Documentações

Já na década de 1980, com o acúmulo de experiência técnica, o Sesc buscou padronizar e disseminar o conhecimento adquirido. Vieram os manuais de normas, que garantiam a segurança dos alimentos e a excelência nos processos de produção, as cartilhas educativas, que levavam informações mastigadas e práticas diretamente para os lares dos trabalhadores, incentivando o aproveitamento integral dos alimentos e a economia doméstica.

Anos 90 – Reuniões

Nos anos 90, o Sesc consolidou-se como referência técnica e científica no setor. Foi a vez de impulsionar os encontros científicos e debates nacionais, reunindo profissionais de saúde, nutricionistas e pesquisadores para discutir a transição nutricional do país e a segurança alimentar.

Anos 2000 – Mais espaços

A virada do milênio marcou uma era de forte expansão de infraestrutura. A partir dos anos 2000, mais e mais estados inauguravam lanchonetes e restaurantes modernos em suas unidades operacionais, hotéis e centros de atividades. O Sesc modernizou seus refeitórios para transformá-los em espaços de convivência, bem-estar e acolhimento, ampliando a capacidade de atendimento.

Nossa Essência

Uma história saborosa, que evoluiu à frente do seu tempo e melhorou práticas para levar mais saúde para os trabalhadores do setor por meio da alimentação e da nutrição. Assim, o Sesc seguiu sua missão de promover qualidade de vida para construir uma sociedade melhor, mais justa e saudável.

O resultado de oito décadas de dedicação a gente vê diariamente no sorriso e na mesa dos nossos clientes, que encontram em nossos espaços um refúgio de nutrição, afeto e sabor.

Atualmente

Em 2025, o impacto dessa trajetória se traduziu em números: foram mais de 57 milhões de lanches e refeições servidos de Norte a Sul. Estamos presentes em todo o país, alimentando o futuro da nossa população. Há 80 anos, a nossa principal receita é o cuidado.

Notícias Relacionadas:

Saúde: 80 anos de nutrição e cuidado

Sabor e saúde são os ingredientes principais de cada refeição e lanche serv...

Sesc recebe selo de excelência em 15 hotéis de sua rede

Quinze hotéis de nossa rede foram reconhecidos com o prêmio Travellers’ Cho...

O perfil do turista está mudando

Preferência por destinos nacionais mantém como base o custo mais acessí...

Sesc EAD EJA abre vagas gratuitas em 12 estados

São Paulo oferecerá a primeira turma do projeto no próximo semestre. Inscri...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.