Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
29 de junho de 2023

Conheça alguns projetos do Sesc que têm o objetivo de difundir e incentivar a produção musical brasileira.

O Sesc trabalha pelo incentivo e difusão da produção musical brasileira, levando ao público diversas manifestações artísticas e culturais. Sua programação inclui oferta de atividades de formação e aprimoramento, circulação de projetos artísticos e apoio à preservação do patrimônio musical brasileiro.

A música está presente na vida das pessoas diariamente. De acordo com pesquisa feita pela Opinion Box, cerca de 79% da população brasileira ouve música todos os dias. Além disso, estudos mostram que ouvir música, tocar um instrumento tem a capacidade de melhorar o humor e condições físicas.

Nesse sentido, o Sesc valoriza as produções locais, os processos de pesquisa e o trabalho de artistas com pouca exposição, a fim de contemplar a grande diversidade da cultura musical do país, criando para o público oportunidades de ampliação de repertório.

Conheça três projetos na área musical do Sesc, que buscam, por meio da música, enriquecer ainda mais a cultura brasileira: Sonora Brasil, Sesc Orquestras Jovens e Sesc Partituras.

Sonora Brasil

O projeto Sonora Brasil foi criado em 1998 com o objetivo de promover artistas e/ou grupos musicas de todas as regiões do Brasil. A escolha dos participantes é realizada por técnicos do Sesc de todos os estados, que atuam na programação da área de música da instituição. Esse movimento garante uma maior pluralidade e diversidade na escolha dos artistas, valorizando as potências locais.

Em todos esses anos, mais de 400 músicos já participaram do projeto, que também acumula cerca de 6 mil apresentações em aproximadamente 150 cidades brasileiras. É possível conhecer um pouco desses mais de 20 anos de projeto através da coleção Sonora Brasil, disponível na Biblioteca do Sesc.

 Sesc Orquestras Jovens

O Sesc foi a primeira instituição do país a desenvolver, em 2004, um projeto cujo objetivo era oferecer cursos de instrumentos e prática de conjuntos para adolescentes. Através da arte é possível desenvolver habilidades sociais e, com a música, não é diferente, conforme já ficou claro na primeira parte desse artigo.

Atualmente, o Sesc Orquestras Jovens está presente nos seguintes estados: Maranhão, Mato Grosso (Polo Socioambiental Sesc Pantanal), Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro (Polo Educacional Sesc), Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe.

Orquestra Jovem do Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

 

Sesc Partituras

O Sesc Partitura é uma biblioteca virtual que tem o objetivo de preservar e disseminar o patrimônio musical brasileiro por meio da disponibilização de partituras digitalizadas e editadas.

Os documentos disponibilizados na plataforma foram autorizados por seus autores ou são de domínio público. O acesso ao site é gratuito e, por lá, o visitante pode realizar consultas e fazer o download das obras catalogadas.

O acervo da biblioteca possui obras de compositores brasileiros de várias gerações, datando o período colonial até os dias atuais. Vale mencionar que não são aceitas partituras de artistas estrangeiros. Desse projeto, nasceu a série Concertos Sesc Partituras, cujo objetivo é divulgar a biblioteca e aproximar o público das obras disponibilizadas através de apresentações musicais.

A atuação cultural do Sesc tem como objetivo inspirar brasileiros através da disseminação de vivências e valores, mostrando o quanto essas experiências são enriquecedoras para o corpo e a mente. Visite a unidade mais próxima da sua residência e participe de alguma das nossas atividades!

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.