Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
25 de julho de 2026

Programação nesta sexta (24) destaca homenagem a Elza Soares, conversa com Itamar Vieira Jr., performance de Anelis Assumpção e debate sobre inteligência artificial e o futuro das narrativas

Da literatura aos podcasts, da inteligência artificial à música, a programação do Sesc nesta sexta-feira (24), na Flip, propõe um percurso por diferentes maneiras de criar, compartilhar e interpretar narrativas. Ao longo do dia, os três espaços da instituição em Paraty recebem escritores, artistas, pesquisadores e comunicadores em debates, apresentações e encontros dedicados às múltiplas formas de circulação da palavra.

No Sesc Santa Rita, um dos momentos mais aguardados do dia será o encontro entre Tati Bernardi e Itamar Vieira Junior. Às 19h30, o autor de “Torto Arado” é o convidado do talk show literário conduzido pela escritora, em um formato que troca a tradicional mesa de debate por uma conversa dinâmica sobre os bastidores da leitura e da escrita, com humor e jogos literários.

As transformações na forma de falar sobre livros também ganham espaço na programação. Às 16h, as jornalistas e criadoras de conteúdo Tatiany Leite e Jéssica Balbino discutem o impacto dos podcasts e das plataformas digitais na circulação da literatura e na aproximação entre autores e leitores. Já às 15h, o encontro “O que se cozinha, o que se conta” reúne Rute Costa, Beatriz Fraga, Cirlene Barreiro e Clara Souza em uma conversa sobre alimentação, memória e transmissão de saberes, em diálogo com a atuação do Sesc Mesa Brasil.

Na Casa Sesc, os impactos da tecnologia sobre a produção de narrativas estarão no centro do debate “Inteligência artificial, narrativas e poder: quem escreve o futuro?”. Nina da Hora, Sil Bahia e Lu Ain-Zala discutem como as novas tecnologias atravessam a criação, a circulação de discursos e as disputas de poder, com mediação de Joyce Freitas Brandão.

A literatura produzida a partir de diferentes territórios e experiências também marca o dia. Às 18h, Ana Maria Gonçalves e Edimilson Pereira participam da mesa “As muitas tramas de Minas”, com mediação de Tarso de Melo. A programação da Casa Sesc termina, às 20h, com Anelis Assumpção no show poético “Pitadas de SAL”, encontro entre música e palavra.

Na Casa Edições Sesc, a trajetória de uma das maiores artistas brasileiras ganha destaque. Às 19h30, a cantora, escritora e pesquisadora Fabiana Cozza e a jornalista Lígia Moreli participam da mesa “Elza Soares: mulher do fim do mundo”. A partir do livro “Elza Soares: insurreição na garganta”, publicado pelas Edições Sesc SP, o encontro revisita a trajetória e a reinvenção estética e política da cantora, com foco no álbum “A mulher do fim do mundo”, marco de sua obra.

A programação do espaço também propõe reflexões sobre os sentidos da leitura na contemporaneidade. Às 11h, Bel Santos Mayer e Amara Moira estarão juntas da mesa “Por que e como lemos hoje”, lançamento da 22ª edição do “Caderno Sesc de Cidadania: Leituras”. Às 15h, a trajetória do diretor Amir Haddad, um dos fundadores do Teatro Oficina e idealizador do grupo Tá na Rua, é tema de conversa com Thiago Bechara e Catarina Abdalla, mediada por Aimar Labaki.

Notícias Relacionadas:

Segundo dia de Sesc na Flip tem conversas sobre músicas e tecnologia

Programação nesta sexta (24) destaca homenagem a Elza Soares, conversa com ...

Programação do Sesc na Flip começa!

Itamar Vieira Jr., Tati Bernardi, Flávia Oliveira, Fausto Fawcett e Jamil C...

Sesc na Flip 2026: Confira a programação completa

Com uma agenda que valoriza a diversidade de vozes, linguagens, expressões ...

Sesc marca presença na Flip 2026

Angela Davis, Socorro Acioli, Itamar Vieira Junior, Wole Soyinka, Tati Bern...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.