Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
15 de maio de 2024

Circuito percorrerá 100 cidades com mais de 500 atividades e participação de 51 escritores

Maior circuito literário do país, o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove este ano cerca de 500 atividades, com a participação de 51 escritores e artistas. Bate-papos, oficinas, narração de histórias e performances poéticas estão entre as atrações da programação, que se estende até dezembro e alcança mais de 100 cidades.

Em junho, o circuito reúne um grupo de autores para a celebração do Farpa – Festival Arte da Palavra, que este ano será realizado no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). O evento apresenta o panorama do que está sendo desenvolvido no projeto ao longo do ano, promovendo ainda o intercâmbio com escritores e artistas locais.

A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todas as regiões do país, o que torna o projeto um retrato da pluralidade literária do Brasil. Além de valorizar a produção nacional, o Arte da Palavra busca incentivar a prática da leitura e abrir espaço para autores.

A edição deste ano conta com dois autores premiados com o Jabuti: a pernambucana Cida Pedrosa, vencedora em 2020 na categoria Livro do Ano, com Solo para Vialejo; e Otávio Júnior, vencedor no mesmo ano na categoria Literatura Infantil com o livro Da Minha Janela. Escritores indígenas também são destaque no circuito, com nomes como Auritha Tabajara, Sony Ferseck e Trudruá Dorrico. O circuito oralidades registra manifestações literárias como o cordel, com o sergipano Chiquinho do Além Mar; o slam, com a poeta e compositora Sabrina Azevedo, e a contação de histórias, com Paula Yemanjá, entre outros artistas.

Sobre o Arte da Palavra

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um projeto de circulação literária que percorre todas as regiões do país com o objetivo de estimular a formação de leitores e promover o intercâmbio e a divulgação de autores. Oferece ações que valorizam obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção. É composto por três frentes: o Circuito dos Autores, que promove encontros e bate-papos entre escritores de localidades distintas, propiciando uma troca de experiências entre os profissionais e o público; o Circuito de Oralidades, com manifestações literárias que remetem, especialmente, a narração de histórias e veiculação oral de poesia; o Circuito de Criação Literária, uma ação formativa, que por meio de oficinas possibilita a reflexão e criação nas diferentes formas e práticas de escrita.

 

Notícias Relacionadas:

Sesc e Ibama firmam acordo para ampliar combate à fome 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Sesc Mesa Brasil fecha 2024 com recorde em doações

Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos registra maior arr...

Sistema CNC-Sesc-Senac: inclusão e diversidade

Evidenciar o protagonismo das pessoas e contribuir para uma sociedade mais ...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.