Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
19 de maio de 2025

Sesc celebra, em todo o país, a brincadeira como ponte entre gerações, culturas e afetos.

De 24 de maio a 1º de junho, a Semana Mundial do Brincar 2025 promove programações diversificadas e gratuitas em unidades do Sesc pelo Brasil, valorizando o brincar como direito e linguagem universal. A iniciativa de fazer uma campanha com o tema é da Aliança pela Infância, organização sem fins lucrativos, e tem como gancho o Dia Internacional do Brincar, 28 de maio. A data foi estabelecida em 1998 com propósito de aumentar a consciência sobre a importância do ato para o desenvolvimento saudável das crianças. O Sesc faz parte desse movimento promovido pela Aliança.

Semana Mundial do Brincar (Sesc Nova Iguaçu – Foto de Ruan Dantas)

Sob o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, as ações do Sesc deste ano reúnem oficinas, vivências, contações de histórias e atividades ao ar livre. Cada estado do país conta com uma agenda própria para reunir famílias, escolas e comunidades em experiências de afeto e pertencimento.

Pelo Brasil

Para Daliana Stephanie Lecuona, analista do Sesc em Santa Catarina, o evento é uma oportunidade de refletir sobre o que estamos oferecendo às crianças. “É essencial garantir espaços afetivos e qualificados onde o brincar seja respeitado e valorizado”, afirma.

Daliana destaca ainda o envolvimento comunitário como diferencial da iniciativa. “Adultos também participam das brincadeiras, reforçando que são curadores do mundo das crianças. É preciso que se encantem junto com elas”, diz.

Em Santa Catarina, a edição de 2022 inspirou o Movimento Brincante, projeto do Sesc local que promove o contato com a natureza por meio de brincadeiras livres com materiais do cotidiano. Proporciona experiências ricas, criativas e conectadas ao meio ambiente.

“A cada edição da Semana Mundial do Brincar, criamos memórias que encantam e reafirmam o poder do brincar. Neste ano, as histórias serão o fio condutor das ações, para que cada criança possa imaginar, criar e sonhar com liberdade”, conclui Daliana.

Já no Sertão pernambucano, Emanuel Messias, recreador da unidade de Serra Talhada, relata experiências transformadoras. “Brincar é inclusão, liberdade e expressão. É um ato que conecta e transforma”, resume. Em 2025, a unidade levará atividades recreativas com muitas brincadeiras a uma comunidade quilombola, promovendo o lúdico como elo entre culturas e gerações. “Estamos prestes a viver uma experiência que, com certeza, vai tocar o fundo da alma. É um lugar repleto de história, raízes e resistência. Não é apenas sobre brincar. É sobre chegar com respeito, escuta e o coração aberto para aprender e partilhar. O lúdico ganha ainda mais sentido e se torna ponte entre culturas, gerações e afetos”, complementa.

Curtiu? Procure o Sesc de seu estado para saber mais sobre a programação da Semana Mundial do Brincar.

Notícias Relacionadas:

Buscando uma viagem inesquecível? O Sesc oferece opções incríveis e acessíveis

Preços atrativos, mais de 40 unidades hoteleiras pelo Brasil e mais de 4 mi...

Há 80 anos, a vida acontece com o Sesc

Em 1946, quando o futuro ainda parecia distante, um grupo de empresários de...

Faça ou renove a Credencial Plena do Sesc e aproveite nossas unidades neste verão

Verão é tempo de férias para algumas pessoas e de descanso para outras. Nes...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura são lançados

Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro O Sesc reali...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.