Página Inicial > Saúde > Saúde da mulher é no Sesc
Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher marca o histórico de lutas por direitos e igualdade das mulheres ao longo dos anos. Entre os direitos, está o acesso a saúde. A data chama a atenção para o cuidado integral da saúde feminina e para medidas preventivas que possam contribuir para a qualidade de vida e evitar doenças características desse público, como o câncer de mama.
Ações que permitem diagnósticos com agilidade são essenciais para o combate à doença, que mais mata mulheres no Brasil. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), 73 mil novos casos devem ser registrados apenas nesse ano, estimativa que reforça a necessidade de estruturas que permitam à mulher o acesso a um sistema rápido de detecção da doença.
Foi a prevenção que salvou a vida da Nubia Martins, uma agente de saúde em Lajes, no Rio Grande do Norte. Ela conta que sempre encaminhou mulheres para os exames preventivos, mas jamais passou pela sua cabeça que poderia desenvolver a doença. “Estava com 45 anos e nunca tinha feito os exames de mama porque, naquela época, ainda estava entrando na idade de referência para a avaliação. Quando chegou o caminhão do Sesc Saúde Mulher, fiquei curiosa e resolvi agendar um exame. Todos eles foram feitos no mesmo dia e, ao pegar o resultado, soube que havia um nódulo com calcificações na mama direita. Fiquei em choque!”, lembra.
Mas aí entrou em cena o acolhimento das equipes do projeto. “As atendentes da unidade móvel do Sesc foram muito carinhosas comigo. Fiz a cirurgia e iniciei o tratamento antes que evoluísse para um quadro mais sério. No ano seguinte, minha mãe também foi diagnosticada com câncer de mama. Fomos nos ajudando. Ela se tratou e está curada, cheia de saúde, agora com 84 anos. Se não fosse a unidade móvel do Sesc, sabe-se lá o que teria acontecido”, conta aliviada.
Dona Maria Augusta Costa, de 63 anos, foi outra paciente que descobriu um nódulo na sua visita ao Sesc Saúde Mulher: “Minha agente de saúde me informou que havia vaga na unidade do Sesc para fazer os exames e fui atendida muito rápido. Eu já tenho histórico de câncer de mama na família poque minha mãe e tia tiveram a doença. Na verdade, eu tinha muito medo de ter um tumor maligno e o tratamento não resolver o problema. Foi por isso que chorei muito quando descobrimos o nódulo após os exames, mas, felizmente, a biópsia mostrou que era um tumor benigno. Eu nem acreditei. Agora, preciso só do acompanhamento”, desabafa. Dona Maria Augusta ressalta a importância das unidades móveis do Sesc, que rodam por todo o Brasil: “Às vezes, as pessoas não têm condições de se deslocar para a capital. Como o carro vem aqui com os equipamentos, ajuda muito”.
Prevenção ao câncer de útero
A história de Michelle Ferreira dos Santos, de 41 anos, reforça a importância da prevenção. Ela encontrou no projeto Sesc Saúde Mulher, em Tibau do Sul (RN) a oportunidade de realizar o exame preventivo que revelou um tumor maligno no útero.
“Desde a pandemia adiava minhas consultas e já não fazia o preventivo há 2 anos. Até que consegui agendar um exame em uma unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher, aonde fui super bem atendida. O resultado revelou a doença ainda no início, me dando chance de iniciar logo o tratamento”, conta. “A equipe teve muita delicadeza ao me passar a informação do resultado, porque eu não tinha noção da real gravidade do problema. Até hoje, a enfermeira do Sesc me liga para saber como estou”, relembra Michele.
O envolvimento das equipes de atendimento fez toda a diferença no caso da Renata Ávila, de Valença, no Rio de Janeiro. Ela conheceu o projeto por meio das redes sociais. “Tudo que a profissional fazia durante a consulta, ela explicava. Isso me dava muita segurança. Em outros lugares, o exame é sempre muito corrido e as profissionais, às vezes, nos tratam sem nenhuma empatia. Aqui, encontrei uma realidade totalmente diferente”, conta.
Para superar o desafio de se relacionar com as comunidades nas unidades móveis, o Sesc Saúde Mulher trabalha em parceria com autoridades de saúde locais. Além disso, forma agentes comunitários para atuar diretamente em cada localidade atendida. A chegada da unidade móvel a uma cidade é planejada com antecedência, incluindo a análise de dados epidemiológicos e o envolvimento de lideranças comunitárias para fortalecer o impacto das ações.
“O objetivo do Sesc Saúde Mulher é levar o serviço de saúde itinerante a lugares em que as populações têm pouco ou nenhum acesso à prevenção, o que ajuda também a reduzir as desigualdades”, comemora Debora Honorio, enfermeira do Sesc Saúde Mulher.
Sesc Saúde Mulher
O Sesc Saúde da Mulher conta com 24 unidades móveis equipadas com mamógrafos digitais e preparadas para a realização de exames citopatológicos, em um ambiente acolhedor às pacientes. O projeto oferece mamografias a mulheres entre 50 e 69 anos, faixa etária onde se observa maior propensão ao câncer de mama, segundo o Ministério da Saúde. Ao focar neste público, que não apresenta sintomas da doença, mas tem potencial de desenvolvê-la, funciona como uma rede de rastreamento e prevenção. Nos exames citopatológicos, os profissionais atendem as mulheres que tenham idades entre 25 e 64 anos, como prevenção ao câncer do colo do útero. Desde sua criação em 2012, o projeto realizou 332 mil mamografias.
Unidades do Sesc Saúde Mulher oferecem gratuitamente exames preventivos C...
Encontro de The Global FoodBanking Network contou com apresentação sobre o ...
Uma questão muito além do celular O ano letivo de 2025 inicia com um imp...
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro volta às telas do cinema dando vida a hist...
Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.
Unidades do Sesc Saúde Mulher oferecem gratuitamente exames preventivos Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher marca o histórico ...
Encontro de The Global FoodBanking Network contou com apresentação sobre o Sesc, visita a banco de alimentos e a creche atendida pelo programa de c...
Uma questão muito além do celular O ano letivo de 2025 inicia com um importante desafio para toda a comunidade escolar: a proibição do uso de ce...
Aos 95 anos, Fernanda Montenegro volta às telas do cinema dando vida a história real de Dona Vitória, uma aposentada de 80 anos, moradora de Copaca...
Qualidade das escolas Sesc, disciplina e apoio da família foram fundamentais para o bom desempenho, contam os novos universitários. O início do ...
Escritores estreantes podem inscrever seus originais gratuitamente nas categorias Romance, Conto e Poesia O Prêmio Sesc de Literatura, um dos ma...
Você costuma pensar no futuro? Quais são seus compromissos mais importantes neste mês? Como estará sua saúde no ano que vem? Sonhar, planejar, são ...
Sistema reúne ofertas de serviços e oportunidades, além de trazer mais rapidez, agilidade e transparência O Departamento Nacional do Sesc acaba d...
Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.