Página Inicial > Cultura > Literatura > Arte da Palavra > Polo Sociocultural Sesc Paraty recebe Festival Arte da Palavra
Programação gratuita integra música, performance, oralidade e debates sobre identidade, pertencimento e memória
O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove este mês um encontro para celebrar e valorizar a literatura brasileira. O Festival Arte da Palavra (Farpa) será realizado entre os dias 21 e 24 de maio, no Polo Sociocultural Sesc Paraty, na cidade da Costa Verde do Rio de Janeiro. O evento, que traz um panorama do circuito literário nacional, reúne autores da edição deste ano do projeto, que se apresentam em uma programação composta por literatura, música, performance e vivências culturais.
O Farpa tem como objetivo ser um espaço de troca e experimentação. A partir de debates e apresentações culturais, o festival propõe um mergulho nas múltiplas formas de contar histórias e expressar identidades. Estarão presentes nomes como Anderson Shon (BA), autor de quadrinhos e vencedor do 36º HQ Mix na categoria Melhor HQ Independente; a escritora, psicóloga e ativista Guarani Geni Nuñez, autora de ‘Descolonizando afetos: experimentações sobre outras formas de amar’; e MC Anarandá, rapper indígena da etnia Guarani Kaiowá (MS), entre outros.
Para abrir o festival, foi convidado o poeta Sérgio Vaz, um dos maiores nomes da poesia contemporânea brasileira e referência na literatura periférica. Ele fará a conferência “Sagrado não é quem escreve, sagrado é quem lê”. Durante os dias do evento, serão realizados seis cafés literários, que abordarão temas como as interseções entre literatura e quadrinhos; o hip hop como narrativa e expressão; a literatura como um espaço de disputa e reinvenção de identidades, entre outros. A artista e performer Luiza Romão, conhecida por suas apresentações que combinam música, dança e teatro, encerra o evento dia 24.
A programação também abre espaço para a produção artísticas de Paraty. A performance Identificação Poética das Criaturas Marinhas, com Flávio de Araújo, traz a leitura de textos poéticos que possibilitam ao público identificar a diversidade marinha da região. Já o Coletivo UNA apresenta o espetáculo de contação de história ‘Tá tudo dentro da gente’, com videomapping, que celebra a força e a sabedoria das matriarcas negras brasileiras. O público também poderá conferir a exposição Filha Natural, de Aline Motta, na galeria do Sesc Santa Rita. A mostra explora a história da tataravó da artista e convida a busca da própria ancestralidade.
O Farpa acontece no Sesc Santa Rita (R. Dona Geralda, 320 – Centro Histórico), com entrada gratuita. Confira a programação completa.
Programação:
21 de maio | Quarta-feira
19h15 – Abertura Oficial
19h30 – Conferência de abertura: “Sagrado não é quem escreve, sagrado é quem lê”, com Sérgio Vaz.
22 de maio | Quinta-feira
15h às 16h – Café Literário – Versos e Batidas: o Hip Hop como Narrativa e Expressão.
Com Preto Michel (PA) e Rafa Rafuagi (RS).
O Hip Hop é mais do que um gênero musical – é uma plataforma de denúncia, resistência e reconstrução de identidade. Neste encontro, Preto Michel e Rafa Rafuaggi discutem como suas trajetórias artísticas dialogam com o cenário atual da cultura Hip Hop, abordando temas como oralidade, ativismo e produção independente.
16h30 às 17h30 – Café Literário – Vozes, Conflitos e Descobertas.
Com Sonia Rosa (RJ) e Marcos Guerra (RN).
A literatura voltada para jovens tem o poder de dialogar com suas vivências, desafios e descobertas. Sonia Rosa e Marcos Guerra discutem como a escrita e a oralidade podem criar pontes entre realidades, inspirar questionamentos e ampliar horizontes na juventude.
18h às 19h – Performance Identificação Poética das Criaturas Marinhas com Flávio de Araújo (Paraty).
Com a leitura de textos poéticos, os ouvintes poderão identificar a diversidade marinha da região de Paraty, entendendo quais os apetrechos de captura, período de pesca e defeso das espécies, como também o preparo para consumo. Além disso, será possível conhecer quais as principais histórias, curiosas e engraçadas, que permeiam alguns dos pescados mais conhecidos da região.
19h30 às 20h30 – Sarau com MC Anarandá (MS), Natasha Felix (RJ), Luan Renato (SC) e Anderson Shon (BA).
23 de maio | Sexta-feira
15h às 16h – Café Literário – Entre Palavras e Traços.
Com Stéfanie Sande (MT) e Anderson Shon (BA).
Stéfanie Sande e Anderson Shon discutem as interseções entre literatura e quadrinhos, explorando memória, identidade e representação. O encontro aborda como diferentes linguagens narrativas se cruzam para ampliar vozes e territórios na literatura contemporânea.
16h30 às 17h30 – Café Literário – Literatura e Fronteiras.
Com João Veras (AC) e Taylane Cruz (SE).
A escrita pode ser um território de encontro entre diferentes realidades e geografias. João Veras e Taylane Cruz refletem sobre suas experiências literárias, abordando temas como identidade regional, deslocamentos e os desafios da produção literária fora dos grandes centros urbanos.
18h às 19h – Café Literário – O Corpo como Palavra.
Com Natasha Felix (RJ) e Luan Renato (SC).
Entre o verso e a cena, a poesia se transforma em experiência sensorial. Natasha Felix e Luan Renato exploram a interseção entre literatura, oralidade e performance, discutindo como a palavra pode ocupar e ressignificar espaços através do corpo e da voz.
19h30 – Narração de histórias com projeção mapeada – Tá tudo dentro da gente (Coletivo UNA – Paraty).
O espetáculo de contação de história celebra a força e a sabedoria das matriarcas negras brasileiras. Por meio da oralidade e do vídeomapping, a narrativa apresenta a história de Juninho e sua Vó Ceição que possuem um elo emocionante repleto de afeto, força e ancestralidade.
24 de maio | sábado
11h – Contação de Histórias “No Fio da Memória” com Linete Matias.
No Fio da Memória é um espetáculo de contação de histórias de Linete Matias, que entrelaça narrativas das águas e das matas, resgatando contos dos encantados que habitam esses lugares. A contadora de histórias, guiada por memórias ancestrais, canta e narra histórias que emergem dos rios e florestas de sua terra, compartilhando com o público as vozes e encantos desses seres mágicos. Cada história é pescada da profundidade da memória e entregue com afeto aos ouvintes, criando um encontro mágico entre a tradição e o presente.
16h às 17h – Café Literário – Desafios e Revoluções: Escrita, Identidade e Pertencimento
Com Geni Nuñez (SC) e Amara Moira (SP).
Como a literatura pode ser um espaço de disputa e reinvenção de identidades? A escritora e ativista Guarani Geni Nuñez e a escritora e pesquisadora Amara Moira compartilham suas experiências e reflexões sobre gênero, ancestralidade e resistência na palavra escrita e falada.
17h30 – Performance de encerramento “Também Guardamos Pedras Aqui”, com Luiza Romão (SP).
Preços atrativos, mais de 40 unidades hoteleiras pelo Brasil e mais de 4 mi...
Em 1946, quando o futuro ainda parecia distante, um grupo de empresários de...
Verão é tempo de férias para algumas pessoas e de descanso para outras. Nes...
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro O Sesc reali...
Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.
Preços atrativos, mais de 40 unidades hoteleiras pelo Brasil e mais de 4 mil passeios e excursões todos os anos Durante as férias escolares, fa...
Em 1946, quando o futuro ainda parecia distante, um grupo de empresários decidiu olhar para o presente e transformá-lo. A ideia era simples e ousa...
Verão é tempo de férias para algumas pessoas e de descanso para outras. Nessa época, as unidades do Sesc em todo o Brasil são pontos de encontro de...
Inscrições para a edição de 2026 serão abertas em fevereiro O Sesc realizou, nesta segunda-feira (15/12), no Rio de Janeiro, o lançamento dos li...
O Departamento Nacional do Sesc foi laureado em importantes premiações nesse fim de ano. Em Recursos Humanos, conquistou a categoria Ouro no Prêmio...
Projeto que circulou por dois anos com shows inéditos conta com uma série documental em exibição no SescTV. Uma viagem de sons que passou por trad...
Assistente de Marketing e Vendas é a nova habilitação do curso, que está com inscrições abertas em 16 estados O Sesc EAD EJA, curso que oferece a ...
Inteligência artificial e treinamentos constantes são alguns dos recursos usados pela instituição a fim de mitigar o impacto dos incêndios no bioma...