Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
19 de maio de 2025

Sesc celebra, em todo o país, a brincadeira como ponte entre gerações, culturas e afetos.

De 24 de maio a 1º de junho, a Semana Mundial do Brincar 2025 promove programações diversificadas e gratuitas em unidades do Sesc pelo Brasil, valorizando o brincar como direito e linguagem universal. A iniciativa de fazer uma campanha com o tema é da Aliança pela Infância, organização sem fins lucrativos, e tem como gancho o Dia Internacional do Brincar, 28 de maio. A data foi estabelecida em 1998 com propósito de aumentar a consciência sobre a importância do ato para o desenvolvimento saudável das crianças. O Sesc faz parte desse movimento promovido pela Aliança.

Semana Mundial do Brincar (Sesc Nova Iguaçu – Foto de Ruan Dantas)

Sob o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, as ações do Sesc deste ano reúnem oficinas, vivências, contações de histórias e atividades ao ar livre. Cada estado do país conta com uma agenda própria para reunir famílias, escolas e comunidades em experiências de afeto e pertencimento.

Pelo Brasil

Para Daliana Stephanie Lecuona, analista do Sesc em Santa Catarina, o evento é uma oportunidade de refletir sobre o que estamos oferecendo às crianças. “É essencial garantir espaços afetivos e qualificados onde o brincar seja respeitado e valorizado”, afirma.

Daliana destaca ainda o envolvimento comunitário como diferencial da iniciativa. “Adultos também participam das brincadeiras, reforçando que são curadores do mundo das crianças. É preciso que se encantem junto com elas”, diz.

Em Santa Catarina, a edição de 2022 inspirou o Movimento Brincante, projeto do Sesc local que promove o contato com a natureza por meio de brincadeiras livres com materiais do cotidiano. Proporciona experiências ricas, criativas e conectadas ao meio ambiente.

“A cada edição da Semana Mundial do Brincar, criamos memórias que encantam e reafirmam o poder do brincar. Neste ano, as histórias serão o fio condutor das ações, para que cada criança possa imaginar, criar e sonhar com liberdade”, conclui Daliana.

Já no Sertão pernambucano, Emanuel Messias, recreador da unidade de Serra Talhada, relata experiências transformadoras. “Brincar é inclusão, liberdade e expressão. É um ato que conecta e transforma”, resume. Em 2025, a unidade levará atividades recreativas com muitas brincadeiras a uma comunidade quilombola, promovendo o lúdico como elo entre culturas e gerações. “Estamos prestes a viver uma experiência que, com certeza, vai tocar o fundo da alma. É um lugar repleto de história, raízes e resistência. Não é apenas sobre brincar. É sobre chegar com respeito, escuta e o coração aberto para aprender e partilhar. O lúdico ganha ainda mais sentido e se torna ponte entre culturas, gerações e afetos”, complementa.

Curtiu? Procure o Sesc de seu estado para saber mais sobre a programação da Semana Mundial do Brincar.

Notícias Relacionadas:

Sesc está no topo da lista da revista Time de melhores empregadores do Brasil

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.