Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
17 de março de 2025

Sesc Mesa Brasil alcança marca histórica no ano em que comemora 30 anos de atuação

No Brasil, onde a fome e o desperdício de alimentos seguem como desafios persistentes, o Sesc Mesa Brasil alcançou em 2024 um recorde histórico. Em seu aniversário de 30 anos, o programa ultrapassou a marca de 57 milhões de quilos de alimentos e outros itens distribuídos apenas no último ano. Desde sua criação, o Sesc Mesa Brasil já doou mais de 810 milhões de quilos. Os números traduzem um esforço coletivo que envolve milhares de pessoas, empresas e instituições mobilizadas para garantir que insumos que seriam desperdiçados – ou até mesmo outros produtos – cheguem a quem precisa.

Uma iniciativa do Sesc que nasceu do empresariado do comércio

O Sesc Mesa Brasil é parte de uma rede que começou a ser estruturada há quase 80 anos, quando os empresários do comércio de bens, serviços e turismo criaram o Sesc com a proposta de oferecer serviços sociais aos trabalhadores do setor. A segurança alimentar logo se tornou um dos focos, e, em 1994, o Sesc Mesa Brasil surgiu como uma ação pioneira para conectar o excedente de produção de empresas com instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde então, a iniciativa se expandiu e hoje conta com 100 unidades ativas em 743 municípios.

Para José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, a criação do programa foi um marco. “Para nós do Sistema CNC-Sesc-Senac, é uma honra poder contar com as empresas que doam insumos para o Sesc Mesa Brasil. Essa rede de solidariedade que existe há 30 anos já distribuiu mais de 810 milhões de quilos de alimentos desde que foi criada. Todo o trabalho que realizamos resulta do investimento dos empresários do setor do comércio de bens, serviços e turismo. Estamos todos comprometidos com a missão de combater a insegurança alimentar no Brasil. Dessa forma, construímos uma sociedade mais igualitária e melhor”, afirma.

Uma rede de empresas doadoras

O crescimento do programa ao longo dos anos só foi possível por conta da ampliação da rede de parceiros, que inclui supermercados, indústrias alimentícias, produtores rurais e outras empresas de diferentes setores. Atualmente, cerca de 3.360 parceiros doam regularmente para o programa. Esses produtos chegam a 7.345 instituições sociais, beneficiando 2,3 milhões de pessoas mensalmente.

Para muitas dessas empresas, a parceria com o programa também resolve um problema logístico. Pequenos produtores, por exemplo, enfrentam dificuldades para transportar alimentos que não podem mais comercializar, e o Mesa viabiliza esse processo. “O agricultor não é contra doar. Mas, muitas vezes, não tem como. O Sesc Mesa Brasil faz essa ponte e garante que os produtos cheguem a quem precisa”, explica Lorena Schuenck, gerente-geral da APROSOL (Associação dos Pequenos Produtores Rurais da comunidade de São Lorenço), que é doadora rotineira do programa.

Muito além da doação

O combate à insegurança alimentar não passa apenas por garantir acesso a alimentos, mas também por educar sobre o aproveitamento e a qualidade da alimentação. No último ano, foram 12.428 ações educativas promovidas, com 133.618 participantes aprendendo sobre nutrição, aproveitamento integral dos alimentos, gestão de recursos e sustentabilidade.

“Por meio do Sesc Mesa Brasil, as famílias e os colaboradores começam a compreender que a semente, a casca da banana, da melancia, pode sim se tornar refeição. Quantos produtos que seriam descartados vão para a mesa!”, celebra Daniela Simões Menezes, supervisora do Lar Fabiano de Cristo Casa Eugência, uma das instituições beneficiadas.

Além das atividades regulares, o programa também atua em situações emergenciais, garantindo a distribuição rápida de alimentos e produtos essenciais em momentos de crise, como desastres naturais. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, foram intensificadas suas ações, contando com a mobilização de diversos artistas que promoveram lives e campanhas para arrecadação de recursos e alimentos.​ Já em 2024, durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, o programa novamente se destacou, com realização de mobilizações nacionais, unidades de todo o país como pontos de coleta, além de acolhimento e ampliação do atendimento às pessoas no estado.

Solidariedade em números

  • 57.027.920,12 kg de doações (incluindo alimentos, higiene, limpeza e vestuários);
  • 53.757.050,36 kg de alimentos distribuídos;
  • 3.360 doadores ativos;
  • 2.338.357 pessoas atendidas mensalmente;
  • 7.345 entidades assistidas;
  • 12.428 ações educativas realizadas;
  • 133.618 participantes nas ações educativas;
  • 239 voluntários envolvidos;
  • 743 municípios atendidos;
  • 100 unidades em funcionamento.
Notícias Relacionadas:

Celebração com recorde de doações 

Sesc Mesa Brasil alcança marca histórica no ano em que comemora 30 anos de ...

Semana Sesc de Conscientização contra a Obesidade e o Sedentarismo

Promovida de 10 a 14 de março em diversas unidades, a semana visa dar luz n...

Mais Sesc para o Brasil

Sesc amplia sua estrutura em 2024 com novas unidades por todo o país Em 20...

A Hora da Estrela em cartaz no Cinesesc

O filme "A Hora da Estrela" será exibido em mais de 40 sessões pelo Brasil....

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.