Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
18 de dezembro de 2024
O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) celebraram um acordo de cooperação técnica com o objetivo de fortalecer o combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil. A parceria prevê que alimentos apreendidos pelo Ibama em ações de fiscalização ambiental sejam destinados ao programa Sesc Mesa Brasil, ampliando a rede de apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com abrangência nacional, a parceria reflete o compromisso das duas instituições com a promoção da cidadania, sustentabilidade e solidariedade. Produtos que antes poderiam ser descartados devido a irregularidades ambientais, agora terão um destino nobre: compor refeições saudáveis a quem mais precisa. Além de evitar o desperdício, essa ação promove segurança alimentar e nutricional, beneficiando diretamente milhares de brasileiros. Outro aspecto importante é que as doações, por muitas vezes serem de origem animal, ampliarão a oferta de proteína nas refeições ofertadas. Esses produtos normalmente são recebidos em menor quantidade pelo programa e são de extrema relevância para uma alimentação saudável. A assinatura deste acordo representa, ainda, o comprometimento do Sesc com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial a meta de erradicação da fome.
“Essa parceria traz inúmeras vantagens para todos. Entre elas, está o aproveitamento responsável de alimentos que seriam descartados, contribuindo para a redução do desperdício e a eficiência no uso de recursos. Além disso, fortalece o papel social do Sesc, que amplia sua capacidade de atender comunidades vulneráveis”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.
O Sesc Mesa Brasil
O Sesc Mesa Brasil é a maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina. Criado por iniciativa dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo há 30 anos, atua em parceria com empresas, propriedades rurais, entrepostos de hortifruti, supermercados, pequenas feiras e comércios, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo. Os produtos são destinados a instituições como asilos, creches e associações comunitárias. Outro diferencial do programa são as ações educativas, que têm o objetivo de promover a alimentação saudável e boas práticas no manuseio e preparo dos alimentos.
Notícias Relacionadas:

Sesc está no topo da lista da revista Time de melhores empregadores do Brasil

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.