Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
27 de março de 2025
Promovido pela parceira internacional The Global FoodBanking Network (GFN), o Encontro Regional de Bancos de Alimentos da América Latina aconteceu de 17 a 21 de março em Medellín, na Colômbia, e promoveu uma rica troca entre representantes de 17 países. O Sesc esteve presente com 10 representantes dos Departamentos Nacional e Regionais da instituição.

 

 

Durante o evento, o Sesc Mesa Brasil apresentou um painel com enfoque em suas ações educativas e alimentação saudável, por meio de um trabalho feito com crianças de 0 a 14 anos em todos os estados do Brasil. O assunto debatido é hoje uma realidade para muitos bancos no mundo e o Sesc foi pioneiro tratar dessa temática 2013, quando iniciou sua parceria com a GFN.

 

 

O Programa também apresentou o resultado recorde de 2024 desde que o programa existe – mais de 57 milhões de quilos de doações arrecadadas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Ao longo de 30 anos de existência, o Sesc Mesa Brasil já distribuiu mais de 810 milhões de quilos de alimentos e outros insumos.

 

O Encontro
O evento contou com painéis, visitas e vivências em duas instituições (Fundação Saciar e Banco Arquidiocesano de Alimentos de Medellín) filiadas à rede de bancos de alimentos da Colômbia, além de grupos de trabalho e troca de experiências sobre captação e fidelização de parceiros e sobre articulação com outras entidades. Temas como inovação, governança e mudanças climáticas também foram pautas no evento.

 

 

A Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional, Janaina Cunha, destaca a importância da participação da instituição no encontro:

“No evento, discutimos estratégias fundamentais à promoção da segurança alimentar. Com 97 bancos de alimentos em todo o país, e inúmeras ações, como distribuição de cestas básicas a populações vulneráveis, atendimento emergencial durante catástrofes climáticas e reforço nutricional no café da manhã das crianças, o Sesc é uma referência internacional na arrecadação e doação de alimentos. Assim, temos assento junto a steakholders de 17 países como Colômbia, México, Chile, Argentina e Honduras, nesta que está sendo uma das mais importantes reuniões de lideranças de bancos de alimentos da América Latina deste ano”

 

Notícias Relacionadas:

Programa do Sesc estimula o envelhecimento saudável no país.

O Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc atende cerca de 52 mil pessoas...

Podcast Ativamente: saúde mental no centro do debate do Sesc

Sidarta Ribeiro, Jairo Bouer, Michel Alcoforado e Thais Bento são alguns do...

Sesc lança Marco Referencial de Leitura

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A ...

Sistema Comércio participa de homenagem no Senado

Sessão Especial reconheceu a contribuição das entidades de formação e assis...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.