Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
27 de março de 2025
Promovido pela parceira internacional The Global FoodBanking Network (GFN), o Encontro Regional de Bancos de Alimentos da América Latina aconteceu de 17 a 21 de março em Medellín, na Colômbia, e promoveu uma rica troca entre representantes de 17 países. O Sesc esteve presente com 10 representantes dos Departamentos Nacional e Regionais da instituição.

 

 

Durante o evento, o Sesc Mesa Brasil apresentou um painel com enfoque em suas ações educativas e alimentação saudável, por meio de um trabalho feito com crianças de 0 a 14 anos em todos os estados do Brasil. O assunto debatido é hoje uma realidade para muitos bancos no mundo e o Sesc foi pioneiro tratar dessa temática 2013, quando iniciou sua parceria com a GFN.

 

 

O Programa também apresentou o resultado recorde de 2024 desde que o programa existe – mais de 57 milhões de quilos de doações arrecadadas, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Ao longo de 30 anos de existência, o Sesc Mesa Brasil já distribuiu mais de 810 milhões de quilos de alimentos e outros insumos.

 

O Encontro
O evento contou com painéis, visitas e vivências em duas instituições (Fundação Saciar e Banco Arquidiocesano de Alimentos de Medellín) filiadas à rede de bancos de alimentos da Colômbia, além de grupos de trabalho e troca de experiências sobre captação e fidelização de parceiros e sobre articulação com outras entidades. Temas como inovação, governança e mudanças climáticas também foram pautas no evento.

 

 

A Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional, Janaina Cunha, destaca a importância da participação da instituição no encontro:

“No evento, discutimos estratégias fundamentais à promoção da segurança alimentar. Com 97 bancos de alimentos em todo o país, e inúmeras ações, como distribuição de cestas básicas a populações vulneráveis, atendimento emergencial durante catástrofes climáticas e reforço nutricional no café da manhã das crianças, o Sesc é uma referência internacional na arrecadação e doação de alimentos. Assim, temos assento junto a steakholders de 17 países como Colômbia, México, Chile, Argentina e Honduras, nesta que está sendo uma das mais importantes reuniões de lideranças de bancos de alimentos da América Latina deste ano”

 

Notícias Relacionadas:

Sesc está no topo da lista da revista Time de melhores empregadores do Brasil

O Sesc está no top 20 das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, se...

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.