Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
3 de junho de 2025

Em formato de curso livre, projeto tem como objetivo promover a educação para a longevidade para pessoas a partir dos 50 anos

No Brasil, a expectativa de vida tem aumentado e a população com 50 anos ou mais representa uma parcela cada vez mais ativa e interessada em novas experiências. Esse público busca oportunidades para continuar aprendendo, se reinventar profissionalmente e manter uma vida social e intelectual dinâmica. Atento a essa realidade, o Sesc lança o projeto Universidade 50+, um programa de cursos livres voltado para quem deseja ampliar seus conhecimentos, retomar estudos, fortalecer sua autonomia e se preparar para novos desafios.

Com foco na educação para a longevidade, é uma iniciativa de aprendizagem não formal, em formato de curso livre que tem como objetivo promover a educação para a longevidade voltado as pessoas a partir dos 50 anos, como um espaço interdisciplinar de aprendizado inclusivo, sem exigência de pré-requisitos formais. O projeto, que já vinha sendo realizado em Pernambuco desde 2014 e, em 2024, chegou a Maranhão, Roraima e Rio Grande do Sul. Em 2025, ganha abrangência nacional e será ofertado também em Minas Gerais, Mato Grosso, Pará e Sergipe, com previsão de expansão para outros estados.

Diferente do ensino tradicional, a Universidade 50+ adota metodologias ativas, que integram teoria e prática e incentivam o protagonismo dos participantes. O programa é estruturado em quatro eixos principais: Envelhecimento sob nova perspectiva, promovendo reflexões sobre essa fase da vida e desconstruindo estereótipos; Bem-estar, Saúde e Qualidade de Vida, promoção da saúde integral e estratégias de melhoria do bem-estar físico e mental; Educação financeira, capacitando para a gestão consciente e responsável de seus recursos pessoais; e Letramento digital, capacitando os participantes no uso de tecnologias para maior conectividade e independência.

“Vivemos um momento em que a longevidade precisa ser vista como oportunidade, não como limitação. Muitas pessoas com mais de 50 anos, como eu, têm interesse em seguir aprendendo, explorando novas áreas e se adaptando às transformações do mundo. A Universidade 50+ foi criada para acolher essas demandas e incentivar um envelhecimento mais ativo e participativo”, afirma Janaina Cunha, Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

A ação se soma às diversas iniciativas do Sesc voltadas para a longevidade e o envelhecimento ativo. Mais do que um espaço de aprendizado, a Universidade 50+ fortalece a construção de uma rede de apoio e troca de experiências, estimulando a valorização da longevidade. Ao final do processo, os alunos recebem um certificado de participação, reconhecendo sua dedicação ao conhecimento contínuo. As inscrições podem ser realizadas nas unidades participantes de cada estado.

Notícias Relacionadas:

Prêmio Sesc de Literatura anuncia os vencedores

Escritores foram selecionados entre mais de 2,4 mil obras inscritas nas cat...

O potencial transformador das juventudes brasileiras

É preciso olhar para as competências diferenciadas dos jovens ...

Vem aí o Festival LABMais

Evento será realizado entre 4 e 6 de setembro em Caxias do Sul (RS) e discu...

Hotéis do Sesc recebem selo Travellers’ Choice 2025

No total, 11 hotéis do Sesc receberam a certificação Onze hotéis da re...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.