Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
16 de novembro de 2023

Cafés literários, oficinas, narração de histórias e lançamentos de livros são algumas das atrações, todas gratuitas

 

O Sesc – instituição que integra o Sistema Comércio – estará presente em mais uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip, dessa vez como parceiro institucional em uma programação literária e cultural voltada a crianças, jovens e adultos. As ações Flip+Sesc serão realizadas em uma nova área montada no Largo de Santa Rita, no Centro Histórico, e nos espaços do Sesc que já são tradição durante o evento: o Sesc Santa Rita, com seus cafés literários, oficinas e apresentações artísticas, e a Casa Edições Sesc, com ações baseadas nas obras da editora. A programação acontece entre os dias 23 e 26 de novembro e é totalmente gratuita.

“Formar leitores e estimular a ampliação da produção literária são os objetivos do Sesc na área de Literatura. Há mais de duas décadas, a Flip realiza essa grande festa de celebração à literatura, tendo como pano de fundo o cenário paradisíaco de Paraty. E é com grande satisfação que este ano atuamos lado a lado com a organização do evento, contribuindo para abrir cada vez mais espaço para a literatura brasileira. Estaremos de portas abertas com uma ampla programação gratuita, recebendo públicos de todas as idades, nestes dias de muita cultura, experiências e troca de ideias”, disse a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaína Cunha.

As atividades do Auditório Santa Rita foram desenvolvidas a partir de uma curadoria coletiva entre a equipe do Programa Educativo do evento e os analistas da área de Cultura do Sesc. Rodas de conversas, contação de histórias, apresentação de jongo e de rap e espetáculo teatral fazem parte da programação. O espaço, em frente ao Sesc Santa Rita, terá capacidade para 200 pessoas sentadas e será aberto para todo o entorno.

Sesc Santa Rita fica localizado no centro de Paraty.

Já os tradicionais cafés literários do Sesc ocuparão o casarão da unidade Santa Rita, recebendo nomes como Conceição Evaristo, escritora e fundadora da Casa Escrevivência, Giovana Madalosso, idealizadora do movimento Um Grande Dia para as Escritoras; e Jefferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti com o romance O avesso da pele. Outro destaque é o bate-papo com Fabio Porchat, dentro da programação conjunta com a Fundação José Saramago. O ator, roteirista e humorista falará sobre seu programa Viagem a Portugal, que percorreu os locais visitados e registrados por José Saramago na obra de mesmo nome.

A programação deste ano tem ainda como marca as comemorações dos 20 anos do Prêmio Sesc de Literatura. A cerimônia de lançamento dos livros vencedores acontece no dia 25 de novembro. A edição de 2023 revelou o escritor paraense Airton Souza, autor do romance Outono de carne estranha, e Bethânia Pires Amaro, autora do livro de contos O ninho. Eles estarão em uma mesa com os vencedores do ano passado, Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía. Além disso, três sessões de cafés literários são dedicadas ao projeto, com participação de escritores premiados ao longo dessas duas décadas.

A Casa Edições Sesc também marca presença na Flip com uma intensa programação inspirada nos títulos das Edições Sesc, com lançamentos e bate-papos relacionados à arte, educação e cultura, além de debates sobre temas ligados ao mundo contemporâneo. Já o BiblioSesc, unidade móvel que circula com um rico acervo literário dedicado a todas as faixas etárias, estará estacionado no Lago de Santa Rita, atendendo ao público e promovendo mediação de leitura.

Casa Edições Sesc terá programação intensa durante a Flip

 

 

Confira a programação completa em

Programação Flip + Sesc

 

Notícias Relacionadas:

Eu mereço ser feliz 

Não é de finitude que trata o envelhecer, mas da liberdade de se fazer imen...

Diversidade brasileira no Salão Nacional do Turismo 

Sesc levou atrações culturais de todos os estados do país e do Distrito Fed...

Sesc inaugura Casa de Artes Cênicas em Belém

O espaço é a terceira unidade cultural do Sesc no estado, juntamente com ...

Sesc Mesa Brasil entrega doações aos Yanomami

Programa de combate a fome e ao desperdício entregou quase 1.000 kits digni...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.