Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
28 de novembro de 2023

Programação contou com nomes como Conceição Evaristo, Fábio Porchat e Fernanda Takai

O Sesc – instituição que integra o Sistema Comércio – esteve em mais uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty – Flip. Parte das atividades foram realizadas em uma nova área montada no Largo de Santa Rita, no Centro Histórico de Paraty (RJ), o Auditório da Santa Rita. Além disso, os espaços do Sesc que já são tradição durante o evento também receberam diversas atividades: o Sesc Santa Rita, com seus cafés literários, oficinas e apresentações artísticas, a Casa Edições Sesc, com ações baseadas nas obras da editora e o BiblioSesc, nossa unidade móvel. Pelos espaços passaram mais de 12 mil pessoas de diversos locais do país.

Cafés literários lotaram o Sesc Santa Rita durante a Flip

Cafés Literários lotaram o Sesc Santa Rita

A unidade Sesc Santa Rita recebeu diversas mesas de conversas, nossos Cafés Literários, nomes como Giovana Madalosso, Jefferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti e Conceição Evaristo, também ganhadora da premiação. Professora, escritora, Conceição Evaristo é um dos principais nomes da literatura na atualidade. Durante a sua passagem pelo Sesc, a autora destacou o papel que a instituição desenvolve como agente que promove a cultura. “Ter uma instituição como o Sesc é importante porque democratiza o acesso a Cultura, em especial, na área que atuo, na Literatura. Imagine quantas pessoas, que conseguem ter acesso à livros, graças ao trabalho realizado pelo Sesc? Ele tem e precisa continuar com esse trabalho.”, afirma. Além de Evaristo, o Café Literário teve a participação dos escritores Sérgio Vaz e Roberta Estrela D’Alva e lotou o Sesc Santa Rita, com cerca de 600 pessoas presentes.

Mesa com Conceição Evaristo foi acompanhada por centenas de pessoas durante a programação do Sesc na Flip.

BiblioSesc era diversão garantida para os pequenos

Estacionado no Largo de Santa Rita, a unidade móvel BiblioSesc recebeu centenas de crianças durante toda a programação. Com mediações e narrações de história, quem veio à Flip pode conferir um pouco deste projeto que roda todo o Brasil.

Auditório da Santa Rita integrou ainda mais o Sesc e a Flip

As ações do Auditório da Santa Rita foi resultado de uma parceria institucional que realizou uma curadoria coletiva com pessoas da equipe do Programa Educativo da Flip e da área de Cultura do Departamento Nacional do Sesc. A programação incluiu rodas de conversa, contação de histórias, apresentações de jongo e rap, além de espetáculos teatrais.

20 anos de Prêmio Sesc com categoria nova

Depois de 20 anos revelando escritores de romances e contos, o Prêmio Sesc de Literatura abriu espaço para poetas. O anúncio sobre a nova categoria foi feito durante o lançamento dos livros vencedores da edição 2023 do concurso literário, dentro da programação Flip+Sesc, no Polo Sociocultural Sesc Paraty.
O Prêmio Sesc de Literatura é considerado um dos mais importantes e consagrados no reconhecimento de escritores estreantes. A inclusão da nova categoria vem ao encontro de uma antiga demanda de autores que se dedicam a poesia.

Vencedores do Prêmio Sesc de Literatura debatem sobre seus livros.

 

 

Notícias Relacionadas:

Diversidade brasileira no Salão Nacional do Turismo 

Sesc levou atrações culturais de todos os estados do país e do Distrito Fed...

Sesc inaugura Casa de Artes Cênicas em Belém

O espaço é a terceira unidade cultural do Sesc no estado, juntamente com ...

Sesc Mesa Brasil entrega doações aos Yanomami

Programa de combate a fome e ao desperdício entregou quase 1.000 kits digni...

Salão do Turismo: Sesc e Senac marcam presença

Instituições levarão uma amostra da cultura e da gastronomia do país para o...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.