Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
4 de setembro de 2023

Projeto pioneiro de Educação a Distância do Sesc garante, ainda, uma Qualificação Profissional aos formandos

Ao longo do mês de agosto, os primeiros 1.044 alunos do projeto Sesc EAD EJA se formaram nos mais de 45 polos espalhados por todo Brasil. É um momento de celebração dessa conquista. A Educação de Jovens e Adultos é composta por uma diversidade de sujeitos, que ao longo de suas trajetórias de vida reconhece na educação e na formalização da mesma, mesmo com todos os desafios, a possibilidade de transformação social e a continuidade de seus projetos de vida.

Aluna formanda do projeto Sesc EAD EJA no Rio Grande do Sul

O Sesc acredita que investir em educação é essencial para a construção de um país menos desigual, apostando em uma formação cidadã e compromissada com os sujeitos da prática. É preciso um esforço cada vez maior para entender as necessidades desses sujeitos, pois, para eles, não basta a vontade de estudar. É preciso encurtar a distância entre esses potenciais estudantes e a sala de aula – e o ensino a distância é uma ferramenta valiosa nesse processo.

A criação do projeto Sesc EAD EJA – Educação a Distância para Jovens e Adultos – segue esse propósito. Em parceria com o Senac, a proposta é oferecer Ensino Médio aliado à qualificação profissional para esse público, em um período de um ano e meio. Iniciado em 2022, o projeto é ofertado em 15 estados das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. Durante esses meses, as inscrições chegaram a quase 6 mil interessados, praticamente o dobro das vagas disponíveis

Gestores da área de Educação do Sesc acompanham a formatura da primeira turma do projeto Sesc EAD EJA no Rio Grande do Sul.

Conheça o Sesc EAD EJA

O curso atende às orientações do Novo Ensino Médio, proposta do Ministério da Educação que considera as novas complexidades do mundo do trabalho. As inscrições para o Sesc EAD EJA abrem no início de cada semestre. Os candidatos devem ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo e o curso tem duração de três semestres, com carga horária de 1.200 horas (80% das aulas em formato virtual e 20% em formato presencial, no polo selecionado no momento da inscrição). O curso concede certificado de conclusão do Ensino Médio e, junto a ele, também de forma gratuita, uma qualificação profissional em Produção Cultural.

O Sesc EAD EJA é realizado em parceria com o Senac, responsável pela plataforma de realização do curso. A construção dos conteúdos foi baseada em experimentações, simulação de práticas, mecanismos de jogos, dramatizações e outras estratégias que possibilitam maior interação com os participantes. A parte presencial trabalha o projeto de vida, além de permitir aos estudantes a participação em atividades de cultura, esporte e lazer oferecidas pelo Sesc nos estados.

Grupo de formando do projeto Sesc EAD EJA

 

 

Notícias Relacionadas:

Diversidade brasileira no Salão Nacional do Turismo 

Sesc levou atrações culturais de todos os estados do país e do Distrito Fed...

Sesc inaugura Casa de Artes Cênicas em Belém

O espaço é a terceira unidade cultural do Sesc no estado, juntamente com ...

Sesc Mesa Brasil entrega doações aos Yanomami

Programa de combate a fome e ao desperdício entregou quase 1.000 kits digni...

Salão do Turismo: Sesc e Senac marcam presença

Instituições levarão uma amostra da cultura e da gastronomia do país para o...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.