Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
3 de agosto de 2022

Lives acontecem no canal do Youtube da Instituição

Uma das formas de alcançar os objetivos relacionados à aprendizagem dos estudantes e à promoção de uma educação qualitativa e equitativa é melhorar a qualidade do ensino, identificando a formação do professor como elemento-chave do aperfeiçoamento dos sistemas educacionais. Mais ainda, considerando a velocidade das transformações digitais da contemporaneidade, é urgente investir no desenvolvimento das competências digitais de todos, sobretudo dos educadores.

Pensando nisso, o Sesc realizará o projeto Incubadora de Cultura Tecnológica na Educação, visando aprimorar habilidades e competências digitais nos professores da educação básica do Sesc para desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem por meio do letramento digital; do incentivo do uso de tecnologias digitais inovadoras no processo de ensino e aprendizagem e do acompanhamento da implementação das tecnologias e metodologias apreendidas no percurso do programa.

O projeto prevê a realização de palestras e o compartilhamento de conteúdo que sensibilizem os educadores, para que estes possam ampliar seus conhecimentos sobre o uso das tecnologias na educação, favorecendo a implementação de projetos dessa natureza com seus estudantes. Estão previstas reuniões de mentoria que auxiliem os participantes a implementarem seus projetos. Ao final, os conteúdos das palestras, bem como a descrição dos projetos realizados nas escolas, serão compilados e publicados na revista Painel Rede.S.

Confira abaixo a programação das lives:

Cultura Digital na Educação
Palestrante: Mariana Ochs
10 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Mariana Ochs é designer, jornalista e especialista em tecnologias na educação. Após trabalhar como diretora de arte em grandes editoras nos EUA, fundou o estúdio de design editorial modesign e o MídiaMakers – projeto de educação criativa com foco na capacitação de professores. É coordenadora do EducaMídia, o programa de educação midiática do Instituto Palavra Aberta, e também Google Innovator e Trainer, atuando na formação de educadores e na aproximação entre a escola e a cultura digital. É co-autora do Guia da Educação Midiática, publicado em 2020. Em todas as frentes, busca explorar o papel da criatividade na educação e o uso ético e fortalecedor das mídias como forma de inclusão social e fortalecimento da democracia.

Pensamento Computacional e Tecnologias Digitais

Palestrante: André Raabe

17 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Mini currículo da palestrante:
Doutor em Informática na Educação, pela UFRGS (2005), tendo realizado pós-doutoramento na universidade de Stanford (2016). É Bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT2). É mestre em Ciência da Computação pela PUCRS (2000) e graduado em Informática pela PUCRS (1996). É professor e pesquisador da UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) onde Coordena o Programa de Pós-Graduação em Computação e atua no Mestrado e Doutorado em Educação. Coordena o Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (LITE) e o Grupo de Informática na Educação da Univali. É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Coordenou em 2017 uma comissão para elaboração de proposta da SBC para Computação na Educação Básica. É editor da revista International Journal on Computational Thinking. É membro do Comitê Gestor da Rede de Inovação na Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas sobre Educação em Computação, Pensamento Computacional, Movimento Maker, Software Educacional e Ambientes de Aprendizagem Inteligentes.

 

Educação Maker e Robótica ao alcance de todos
Palestrante: Débora Garofalo
24 de agosto de 2022
Horário: 18h30 (Horário de Brasília)
Mini currículo da palestrante:Débora Garofalo, formada em Letras e Pedagogia, com especialização em Língua Portuguesa pela Unicamp, Mestra em Educação pela PUC-SP e FabLearn Fellow, Columbia, EUA. Professora há 17 anos da rede pública de SP, idealizadora do trabalho de Robótica com Sucata que se tornou uma política pública. Atualmente é Coordenadora do Centro de Inovação da Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Colunista da Rede Inovadora na Editora Moderna, colunista na Revista Educação e colunista na revista Mecatrônica. Autora do livro Almanaque de Robótica com Sucata pela Editora Moderna. Integrante da comissão de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo e Palestrante em grandes eventos Nacionais. Pelo trabalho realizado na Educação Pública, recebeu diversos prêmios importantes, entre eles: Professores do Brasil 2018, Desafio de Aprendizagem Criativa do MIT 2019, Medalha de Pacificadores da ONU 2019, Medalha MMDC Núcleo Caetano de Campos 2022 e considerada uma 10 melhores Professoras do Mundo pelo Global Teacher Prize 2019, Nobel da Educação.
Notícias Relacionadas:

III Seminário Sesc Etnicidades promove o protagonismo de indígenas e negros

Evento ocorre em São Paulo, de 10 a 12 de agosto    “Quando eu penso no f...

Corridas do Sesc movimentam atletas em todo o país

Circuito oferece diferentes distâncias aos atletas As corridas de rua volt...

Bookface Friday no Sesc

Campanha estimula a interação com livros A Bookface Friday é uma iniciativ...

Sesc promove encontros para debater inovação digital em suas unidades escolares

Lives acontecem no canal do Youtube da Instituição Uma das formas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste