Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
13 de dezembro de 2022

As altas temperaturas do verão se aproximam e podem desafiar quem pratica corrida ao ar livre. O calorão gera desconforto e diminui a performance. Evite correr nas horas mais quentes do dia. O ideal é antes das 8h ou depois das 18h, quando a presença dos raios de sol é menor. Por conta da rotina, nem sempre é possível praticar exercícios nesses horários e nesse caso a esteira na academia pode ser uma boa opção.

Mas não é preciso desistir dos treinos. Com alguns cuidados, você consegue correr sem prejudicar a saúde e garantindo um bom resultado. Separamos umas dicas para te ajudar.

A primeira delas é: faça uma aclimatação. Comece correndo menos nos primeiros dias de sol forte, e vá aumentando aos poucos a intensidade do exercício. Assim, seu corpo vai se adequando melhor às temperaturas elevadas do verão e você vai conseguindo perceber seus sinais com mais tranquilidade.

Hidrate-se, hidrate-se, hidrate-se! Suamos muito mais no verão porque a transpiração é a maneira do corpo equilibrar sua temperatura. Beber água é essencial, mas bebidas isotônicas podem ser aliadas principalmente em corridas longas, pois ajudam na  reposição dos sais minerais eliminados por meio da transpiração.

Escolha roupas adequadas. Vestimentas de algodão absorvem o suor, tornando-se pesadas e, grudando ao corpo, o que aumenta a sensação de calor. Opte por tecidos leves e respiráveis, com proteção solar.

Escolha bem seu percurso. Calçamentos e pistas asfaltadas costumam reter e irradiar calor, aumentando a sensação térmica. Procure áreas arborizadas e planeje seu caminho de volta considerando a posição do sol. Raios intensos atingindo o rosto durante o retorno, quando você já está mais cansado, podem dificultar a conclusão do exercício.

Proteja sua pele. Essa dica é importante em todas as estações, mas ainda mais no verão, quando a incidência do sol se intensifica. Use sempre um protetor solar com fator de proteção adequado e resistente ao suor.

Com essas dicas, esperamos que você siga com saúde, firme em seus treinos, e possa em breve se juntar ao Circuito Sesc de Corridas. Em 2022, foram mais de 90 provas em várias partes do território nacional, e já estamos planejando nossa programação para o ano que vem. E um spoiler: para 2023, mais de 100 provas estão previstas! Bora junto?

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.