Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
30 de outubro de 2023

Hoje (30/10), o Sistema Comércio amanheceu triste em virtude do falecimento do Diretor Regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, uma das pessoas mais relevantes nos campos social e cultural em nosso país. Foram mais de 50 anos dedicados ao Sesc. Um trabalho primoroso, incansável e sensível. O sociólogo e filósofo Danilo Miranda assumiu a diretoria do Sesc SP em 1984. Esteve à frente do seu tempo e sua gestão na Instituição ajudou a transformar a área de cultura não somente em seu estado, mas em todo o país.

É um dos grandes nomes da cultura brasileira, reconhecido nacional e internacionalmente. Professor Danilo, como muitos chamavam, levou ao Sesc sua visão de mundo e, assim, desenvolveu ainda mais o trabalho social realizado, impactando a vida de milhões de pessoas. Atuou incessantemente em prol do social e para levar mais bem-estar às pessoas.

“Com sua figura apaziguadora, mas não menos combativa, Danilo era o alicerce, o nome e a cara do Sesc em São Paulo, graças à sua longeva e brilhante atuação à frente da instituição. Perdemos o ministro, mas não a cultura. Seu legado será preservado e difundido, lembrado pelas próximas gerações como o cerne de um projeto grandioso pensado para o estado de São Paulo e cujo êxito espraiou-se por todo o País”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Trajetória
Nascido em 1943 em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, Danilo foi seminarista jesuíta e ali se iniciou sua formação humanista. Estudou Filosofia e Ciências Sociais. Entendia que a cultura fazia parte de um processo educacional. Publicou livros, fez parte de importantes organizações culturais e conquistou uma diversidade de prêmios por sua atuação na sociedade. Nos últimos anos, anunciou a expansão no Sesc em São Paulo, com a inauguração de novas unidades para levar ainda mais Educação, Saúde, Cultura, Assistência e Lazer para diversos pontos o estado.

Em entrevista recente à Revista E, do Sesc São Paulo, disse – ao falar de seus 80 anos recém-completados – que acreditava em futuro melhor e que esperava “colaborar para que a gente melhore as coisas para todo mundo”. E conseguiu. Professor Danilo fez história. Sua trajetória é inspiração para todos nós. Seu legado vive.

“Assim como para o Sesc, para o professor Danilo, a educação e a cultura estão no cerne do desenvolvimento humano e, sobre estes pilares, atuou de forma vanguardista no Sesc São Paulo. Temos uma imensa responsabilidade de manter sua chama acesa e seu legado presente para as próximas gerações”, afirma José Carlos Cirilo, Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc.

Nossos sentimentos de solidariedade e conforto a todos os familiares, amigos e colegas. E a todos aqueles que, de alguma forma, tiveram suas vidas tocadas pela sua presença.

 

Notícias Relacionadas:

Sesc Mesa Brasil tem aumento de 16% de doações em 2024

Marca foi divulgada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais de 46 m...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede no Rio

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício de aliment...

Circula Sesc leva espetáculos gaúchos a todo o país

Criado com o objetivo de ajudar na retomada do setor cultural gaúcho, que s...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.