Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
8 de março de 2024

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho de mostrar que a diversidade feminina está nas mais diversas áreas da instituição.

Celebrado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher reconhece a luta feminina pela igualdade de direitos e pela liberdade de expressão. Atualmente, a mulher se faz presente em todos os segmentos da sociedade, nas mais diversas posições, comprovando sua capacidade e valor. O Sesc é um retrato dessa diversidade, tendo em seus quadros, por todo o país, profissionais das mais variadas atuações.

A presença feminina ser faz presente em todas as áreas, mesmo naquelas consideradas, por muitos, masculinas, como a condução de veículos pesados. O Sesc Mesa Brasil, por exemplo, conta com uma motorista em sua frota em Minas Gerais. Renata Fernandes Bernardo trabalha no Sesc em Juiz de Fora e se sente realizada profissionalmente e individualmente com a sua contribuição no programa de segurança alimentar e nutricional.

“Trabalhar ajudando pessoas é uma realização. Lembro bem do meu começo, quando fui realizar uma entrega de bananas em uma creche durante o horário do almoço. Ver a alegria das crianças com a chegada das frutas foi muito especial. Saber que aquele alimento, que iria para o lixo, se tornou motivo de alegria para as crianças, fez eu me sentir realizada”, celebra.

Renata dirige desde os 18 anos, seguindo os passos do pai caminhoneiro. Ela conta que, apesar de não ser uma profissão com grande presença feminina, ela já vê algumas mudanças acontecendo e em breve uma nova motorista irá começar a atuar no Sesc em Uberlândia. “Vejo que tem acontecido um crescimento de mulheres envolvidas com o transporte de carga. A mulher consegue desempenhar qualquer serviço”, declara.

Outro setor com grande predominância masculina é o da Engenharia. No entanto, ao longo dos anos, a área tem ganhado cada vez mais profissionais. De acordo com uma pesquisa de 2022 realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (Confea), o percentual de mulheres registradas como engenheiras no Brasil está em 19,3% (199.786 mulheres engenheiras) do total de 1.035.103, no país.

A Engenharia Ambiental é uma especialização que apresenta uma presença cada vez maior de mulheres. Anielly Prado faz parte desse movimento. Ela é engenheira ambiental com especialização em sustentabilidade e trabalha no Polo Socioambiental Sesc Pantanal. Os projetos dos quais ela participa são focados em educação ambiental. “Levamos as pessoas, especialmente alunos das escolas públicas da região, para terem contato com a natureza e a aproximação com o meio ambiente por meio de excursões, trilhas, passeios com cavalos e dinâmicas. É a oportunidade de conhecerem mais sobre a fauna e a flora do nosso pantanal”, explica.

Anielly Prado é engenheira ambiental no Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Por envolver atividades que demandam esforço físico e da atuação em campo com lugares de difícil acesso, o mercado de Engenharia Ambiental ainda é ocupado predominantemente por homens segundo Anielly, mas ela percebe à sua volta que o cenário está mudando. “Hoje as mulheres estão conseguindo deixar a área mais administrativa para vivenciar a prática da engenharia ambiental. No Sesc Pantanal, temos três cargos similares ao meu e todos são ocupados por mulheres. Isso mostra que a instituição reconhece o nosso papel fundamental na sociedade”, comemora.

Tayane Fraxe é gerente de comunicação no Sesc em Roraima.

E também tem dedo de mulher em quem divulga as ações do Sesc. À frente da equipe de comunicação do Sesc em Roraima, a gerente de Comunicação e Marketing, Tayane Fraxe, fala do privilégio de atuar em uma Instituição que abre espaços tão representativos para as mulheres. “Sabemos que muitos setores do mercado de trabalho são ocupados por homens. Trabalhar em uma instituição tão importante como o Sesc, na gestão de uma área desafiadora, que nos exige um olhar único, que só nós mulheres temos, me enche de orgulho e gratidão”, conclui.

 

 

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.