Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
17 de fevereiro de 2023
Janaina Cunha
O ano de 2023 é marcado por datas importantes para o Sesc. Celebraremos aniversários de pelo menos quatro grandes projetos nacionais que, ao longo da história, vêm transformando a vida do trabalhador do comércio, seus familiares e comunidade em geral. São projetos atemporais, relevantes e vivos, que continuam nos oferecendo oportunidades inesgotáveis de atuação.

Projetos culturais do Sesc chegam a 20 anos (e muito mais!)

Na Cultura, destacamos os 25 anos do Palco Giratório – o maior festival de circulação de artes cênicas do país, que se tornou referência nacional pela metodologia curatorial, que alcança o melhor da produção contemporânea e a torna acessível.

O Palco Giratório é um dos principais projetos de circulação de artes cênicas do país.

E os 25 anos do Sonora Brasil que, a cada edição, oferece um olhar sensível para a criação musical com foco nas interseções com o patrimônio imaterial. Busca nos territórios remotos não o que o mercado consagrou, mas a perspectiva pulsante e civilizatória dos movimentos musicais vinculados às nossas raízes sociais. Por meio destes dois projetos, o Departamento Nacional do Sesc contribui para efetiva integração, diálogo e troca de saberes entre os regionais.

Já o Prêmio Sesc de Literatura chega em sua 20ª edição apresentando novos autores, destacando os talentos da literatura nacional e sendo porta de entrada para o concorrido mercado editorial. Estimula, com energia e critério, o escritor adormecido em todo e qualquer autor iniciante que deseja dar um salto qualitativo em sua jornada.

Seis décadas de valorização aos idosos no Sesc

E teremos ainda atenção especial com o TSI – Trabalho Social com Idosos, que completa 60 anos. Pioneiro em ações com e para pessoas acima de 60 anos, o Sesc celebra em 2023 uma trajetória de cuidado com esse público e seus territórios, oferecendo ação, reflexão e renovação do pensamento sobre o que de fato pode representar melhoria na qualidade de vida dessa faixa etária, com abordagem cada vez mais inclusiva e intergeracional.

Há 60 anos o TSI desenvolve atividades focadas para o bem estar dos idosos.

Revisitar e atualizar práticas constantemente

Para além das celebrações, outros desafios também são importantes para a Instituição, sobretudo, do ponto de vista de programas sociais. Começamos o ano dedicados à revisão do portfólio de projetos, com o objetivo de ampliar a percepção do quanto nos aproximamos das melhores práticas, as oportunidades de aperfeiçoamento e o foco nas necessidades desta enorme faixa populacional produtiva que é o alicerce da nossa missão. Não por acaso, em 2022 foi criado o Sesc EAD EJA, levando a oportunidade a jovens e adultos de cursar o ensino médio a distância; bem como foi estruturado o curso de qualificação profissional em produção cultural. Outras novidades estão por vir. Nosso norte são os mais de 48 milhões de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, que precisamos alcançar. Por isso mesmo, nosso futuro é agora.

Artigo escrito por Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

Notícias Relacionadas:

Sesc Mesa Brasil tem aumento de 16% de doações em 2024

Marca foi divulgada no Dia Internacional dos Direitos Humanos. Mais de 46 m...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Sesc Mesa Brasil inaugura nova sede no Rio

O Sesc Mesa Brasil - programa de combate à fome e ao desperdício de aliment...

Circula Sesc leva espetáculos gaúchos a todo o país

Criado com o objetivo de ajudar na retomada do setor cultural gaúcho, que s...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.