Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
18 de dezembro de 2024
Evidenciar o protagonismo das pessoas e contribuir para uma sociedade mais justa.  O Sesc e o Senac têm seguido suas missões com cada vez mais iniciativas de inclusão e diversidade. E graças a ações desse tipo, a Renata Lyra iniciou sua trajetória como profissional de Tecnologia da Informação. Ela começou seu curso de Programação Web por meio de uma parceria do Senac do Rio de Janeiro com a Secretaria Municipal da Mulher pelo projeto Mulheres.Tech. Renata entrou no curso com dois filhos pequenos e lembrou que o apoio das professoras e das colegas de turma foi fundamental para se dedicar aos estudos e superar os desafios.
Renata Lyra foi aluna do Senac RJ
“Posso dizer, com toda certeza, que o Senac desempenhou um papel fundamental nessa mudança. Sou extremamente grata por tudo que vivi e aprendi ao longo desse percurso”, contou a estudante.
Renata lembrou que, logo na aula inaugural, as alunas foram inspiradas por nomes femininos de destaque na área de tecnologia no Rio de Janeiro, incluindo Maria Luiza Reis, empresária do ramo de desenvolvimento de software comprometida com causas que promovem mulheres na tecnologia. Durante o curso, as estudantes tiveram a oportunidade de participar de um workshop na empresa de Maria Luiza sobre low-code. Ao fim do evento, houve uma seleção e, graças ao seu esforço e desempenho, Renata foi escolhida. Hoje, está empregada na empresa e vivendo uma verdadeira transformação em sua vida.
Quem se depara com Antônio Bonfim sorrindo nas fotos e treinando por aí não imagina a quantidade de medalhas que ele já recebeu e o tanto de quilômetros que percorreu em diferentes cantos do país durante sua vida. Pelo que contou, dava para correr – somente contando as provas – o Brasil em linha reta de Norte a Sul – ida e volta. Sesquiano por gosto, Antônio afirmou que adora participar de diferentes provas do Circuito Sesc de Corridas, principalmente na Bahia, estado em que nasceu, há 76 anos, e em que mora atualmente. Ele corre há mais de 30 anos e, recentemente, sua companheira passou a competir também.
Antônio Bonfim no Circuito Sesc de Corridas
“A primeira corrida do Sesc que fiz foi em Alagoinhas, em 2017. Gostei, fiz amizades. E comecei a me inscrever em muitas provas do Circuito. Participo de corridas em outros estados. E sempre que viajo procuro um Sesc para me hospedar ou comer”, disse Antônio.
Antônio Bonfim e suas companheira com troféus e medalhas

Ele participa das corridas como PcD – membros superiores amputados. Hoje, conta com uma coleção de mais de 1.000 medalhas e 480 troféus. Já esteve em 21 São Silvestres (corrida clássica de fim de ano em São Paulo), e não para por aí. Seu sonho é continuar a correr com sua companheira e obter, quem sabe, um patrocínio.

Essas duas trajetórias tão distintas, mas com tanto em comum – vontade para ultrapassar barreiras, muita determinação, dedicação, suor e trabalho – são histórias de vida que inspiram.
O Sistema CNC-Sesc-Senac trabalha para promover transformação e um impacto social positivo na vida das pessoas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.
Sobre o Circuito Sesc de Corridas
Presente em todos os estados do Brasil, possibilita que todos os tipos de corredores participem das provas – com categorias adaptadas para diferentes tipos de preparo, idade e condição. A inclusão é parte essencial do Circuito.
Sobre o Mulheres.Tech
É um dos programas de capacitação profissional oferecidos pela Secretaria Municipal da Mulher, dentro do eixo de autonomia econômica para as mulheres cariocas a partir do acesso ao mercado de trabalho. O projeto oferece cursos gratuitos na área de tecnologia da informação para a população feminina, em parceria com o Senac RJ. Já capacitou mais de mil mulheres para o mercado de trabalho. Em sua quarta edição, o curso teve duração de três meses e as alunas puderam se formar em informática fundamental, analista de dados big data, programação em PHP, PhotoShop, AutoCad, criação de loja online, desenvolvedor back-end.java, excel dashboard, entre outros. Elas também receberam ajuda para a passagem e uma bolsa de R$ 400.
Notícias Relacionadas:

Sesc e Ibama firmam acordo para ampliar combate à fome 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Sesc Mesa Brasil fecha 2024 com recorde em doações

Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos registra maior arr...

Sistema CNC-Sesc-Senac: inclusão e diversidade

Evidenciar o protagonismo das pessoas e contribuir para uma sociedade mais ...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.