Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
26 de fevereiro de 2024

Sesc e Senac mudam o futuro de milhões de pessoas

O acesso a cultura, assistência, saúde, esporte, lazer, turismo e educação de qualidade é um direito fundamental de todos os cidadãos. E o Sesc e o Senac transformam milhões de vidas em todo o país por meio de seus programas de gratuidade. Vamos conhecer agora algumas histórias inspiradoras de pessoas que vivenciaram essa transformação.

Letícia Mendes, de 22 anos, prova que as amizades podem abrir portas para ótimas oportunidades. Ao se mudar de Presidente Tancredo Neves para Juazeiro, na Bahia, a fim de cursar jornalismo, uma amiga a apresentou ao Laboratório Sesc de Artes, Mídias, Tecnologias e Juventudes, o LabMais. O projeto, que oferece vagas por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade do Sesc (PCG), a fez conhecer a produção técnica do audiovisual. “Só a ideia de aprender, pegar em uma câmera, coisa que ainda não tinha feito na vida, criar roteiro, elaborar podcasts… Tudo isso, pra mim, foi muito incrível”, diz ela.

Já no Rio Grande do Norte, Pedro Henrique Rocha Fontes, de 29 anos, continuou seguindo sua paixão pela gastronomia. Por meio de um projeto do Senac em parceria com a prefeitura de Monte Alegre, fez os cursos gratuitos de doces e salgados e petiscos. Essas atividades fazem parte do Programa Senac de Gratuidade (PSG). “Eu já trabalho com doces há seis anos. E quando o Senac veio para Monte Alegre tive a oportunidade de aprender novas técnicas com os cursos ofertados”.

 

Oportunidades que impulsionam carreiras

Eles não pararam por aí: depois dos cursos, Pedro impulsionou sua carreira e hoje trabalha com um cardápio mais diversificado. “Quero agradecer ao Senac, aos instrutores e a toda a equipe, e dizer que é uma ótima oportunidade para quem quer se tornar ainda melhor naquilo que faz ou para quem tem o desejo de fazer algo que ainda não sabe”, destaca.

Já a Letícia teve a oportunidade de apresentar um projeto no Fórum Nacional Sesc de Juventudes, que reúne participantes do LabMais de todo o país. O projeto educativo-cultural foi idealizado para dialogar com o público jovem a partir de tecnologias de experimentação, comunicação e socialização. “Apesar de estudar jornalismo, sinto que foram experiências que nunca teria vivido se o Sesc e o LabMais não tivessem me proporcionado – porque até então era tudo muito distante”, diz ela. “E o Sesc possibilitou que esses sonhos que nunca sonhei fossem realizados, sabe?”.

 

PCG e PSG: o retorno de Sesc e Senac para a sociedade

O Programa de Comprometimento e Gratuidade é uma ferramenta essencial do Sesc que oferece acesso gratuito a atividades educativas nas mais diversas áreas do Sesc (educação, saúde, cultura, lazer e assistência). É assim que a instituição promove o desenvolvimento de uma sociedade mais justa.

O programa é resultado da aplicação de um terço da Receita Compulsória Líquida (33,33%) recebida pelo Sesc a partir da contribuição dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Metade desse montante é direcionado a atividades totalmente gratuitas para pessoas com renda familiar bruta de até três salários mínimos nacionais. Em 2022, mais de R$ 3,5 bilhões foram investidos no PCG.

Por sua vez, o Senac destina a maior parte de sua Receita Compulsória Líquida (66,67%) a ações educacionais voltadas para a população de baixa renda. É o Programa Senac de Gratuidade, que oferece vagas em educação profissional técnica de nível médio e de Formação Inicial e Continuada a pessoas com renda familiar bruta de até três salários mínimos.

Desde a criação do PSG, em 2009 – como resultado de um acordo de cooperação com o Governo Federal –, milhões de homens e mulheres, jovens e adolescentes puderam vislumbrar uma nova possibilidade de futuro. Só em 2022, 653.350 brasileiros tiveram acesso a cursos gratuitos, realizados de forma presencial, a distância ou por atendimento remoto em todas as 27 unidades da Federação.

 

Saiba mais sobre os dois programas nos portais de cada instituição:

PCG – Programa de Comprometimento e Gratuidade

PSG – Programa Senac de Gratuidade

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.