Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
16 de dezembro de 2021

Em seus 75 existência, o Sesc, o mundo e particularmente o Brasil passou por muitas transformações de caráter social, econômico, político e principalmente ambiental. A Instituição que tem como a missão a promoção do bem-estar social e qualidade de vida de seus clientes, não apenas testemunhou essas mudanças, como desenvolveu programas e ações que vem contribuindo para um ambiente social mais democrático, justo e equilibrado.

Nesse sentido, nossa instituição foi ao encontro de diretrizes de conservação de áreas naturais, além de desenvolver programas de sustentabilidade, diminuição dos impactos ambientais, entre outros. O Sesc esteve atento ao campo científico que alertava para os efeitos da industrialização acelerada, para a utilização indiscriminada dos recursos naturais, para a falta de manejo sustentável dos resíduos, dentre outras situações que produziam desequilíbrio na natureza, gerando prejuízos a fauna, flora, rios, oceanos, atmosfera, além do próprio homem, particularmente as populações mais vulneráveis em todo o mundo.

Conheça um pouco do tamanho dessa iniciativa e confira quais são nossas Áreas Naturais Protegidas
 
A RPPN Reserva Ecológica Sesc Iparana está localizada na bacia hidrográfica metropolitana de Fortaleza, distante 5Km do município de Fortaleza. A bacia ocupa uma área de 15.085km² e a região abriga o mais importante centro consumidor de água do Ceará, onde está localizada a maior densidade demográfica do estado.

 

Situa-se nas planícies arenosas formadas por cordões arenosos litorâneos que foram sendo depositados pelo mar ao longo da linha de costa, sendo posteriormente recobertos por sedimentos trazidos por águas e ventos do continente. Sobre esses cordões e planícies pantanosas desenvolveram-se um mosaico de vegetações de restingas e manguezais.

 

A RPPN Sesc Tepequém situa-se no município de Amaraji em uma região dos relevos serranos de Tepequém, no estado de Roraima. Esta região, no final da década de 1930, atraiu um grande contingente e pessoas para a atividade garimpeira diamantífera. Na atualidade as características fisiográficas das feições geológicas e geomorfológicas atraem turistas por sua beleza cênica-paisagística. Essa região possui uma riqueza ambiental única e vem se direcionando para o turismo social e o geoturístico.

 

A Reserva do Patrimônio Natural Sesc Pantanal é a maior unidade de conservação privada do país e situa-se no município de Barão de Melgaço (MT). O regime de cheias e vazantes dos rios Cuiabá (ao Norte e a Oeste) e São Lourenço (a Leste) condiciona a formação de diversos tipos de habitats protegidos há décadas pelo Sesc.
Notícias Relacionadas:

Apoie às vítimas das chuvas em MG

Saiba como fazer parte da campanha Tempo de Ajudar promovida pelo Sesc em M...

Arte da Palavra aproxima Brasil e Uruguai

Uma obra criada a partir do projeto Arte da Palavra foi instrumento de apro...

Prêmio Sesc de Literatura 2022

Inscrições abertas até 11 de fevereiro  O Prêmio Sesc de Literatura,...

O Sesc não para de crescer

O Sesc encerrou o ano de 2021 com 20 novos espaços, em diversos pontos do p...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.

Font Resize
Contraste