Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
16 de dezembro de 2021

Documentário vencedor retrata luta dos brigadistas e equipes da maior RPPN do Brasil, situada no coração do Pantanal, contra o grande incêndio do ano passado

O documentário “Heróis do Fogo”, produzido pelo Polo Socioambiental Sesc Pantanal, venceu a etapa nacional do Prêmio Aberje 2021 na categoria mídia audiovisual. A obra, que marca a luta de brigadistas contra o fogo na Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal, já havia sido premiada na etapa regional (Minas Gerais e Centro-Oeste) do prêmio.

Em 2020, a maior unidade de conservação privada do Brasil, com 108 mil hectares, localizada em Barão de Melgaço (MT), no Pantanal Norte, teve 93% da sua área atingida pelo pior incêndio do bioma nas últimas décadas. A superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, destacou a importância do prêmio que reconhece o trabalho excepcional dos brigadistas e toda equipe que lutou bravamente para amenizar os danos do fogo na fauna e flora pantaneira.

“Estamos muito felizes, tenho certeza que toda a equipe, não somente a de comunicação, responsável por essa campanha de mobilização e esclarecimento sobre o que estava acontecendo, mas, principalmente, os brigadistas e todos os funcionários do Sesc Pantanal, que no passado tiveram que ir ao combate, do motorista aos dos serviços gerais. Foi uma mobilização muito grande. O prêmio é muito importante para nós, muito obrigada!”, declarou.

Lançado em 12 de novembro de 2020, Dia do Pantanal, o documentário traz depoimentos de quem estava na linha de frente do combate, imagens dos animais sobreviventes, além da fauna e flora atingidas pelo fogo na área conservada há 24 anos.

Apesar do fogo ter atingido 101 mil hectares da unidade de conservação, muita vida foi preservada. Em meio às imagens de carcaças e bichos feridos vistos em todo o Pantanal, as cenas dos animais vivos e saudáveis chamam a atenção para o trabalho da brigada Sesc Pantanal. Existente há 20 anos, a brigada retardou o avanço dos incêndios, dando tempo de fuga para os animais migrarem para áreas ainda não queimadas ou já atingidas há dias.

Imediatamente, após o fim dos incêndios na unidade de conservação, teve início o levantamento de dados com pesquisadores de diversas partes do país, que integram o Grupo de Estudos em Vida Silvestre (GEVS). No documentário, eles relatam o início desses trabalhos e a ação emergencial realizada para ofertar alimento e água aos animais.

Em novembro deste ano, o Polo Socioambiental Sesc Pantanal lançou a segunda parte do documentário. Clique aqui e assista.

Sobre o Prêmio

Neste ano, o consagrado Prêmio Aberje chegou à sua 47ª edição, com o propósito de promover e divulgar esforços e iniciativas na área da comunicação empresarial em todo o país, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, contribuindo para melhores práticas da comunicação de empresas e instituições.

Notícias Relacionadas:

Sesc Orquestras Jovens: educação, arte e inclusão

Projeto aproxima jovens da música clássica em todas as regiões do Brasil. ...

O ensino a distância na retomada dos estudos

Milhões de jovens e adolescentes brasileiros não conseguem concluir os estu...

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.