Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
12 de novembro de 2021

Doação foi feita pelo Grupo Carrefour e equivale a R$150 mil em alimentos

O Grupo Carrefour doou R$ 150 mil em alimentos ao Mesa Brasil Sesc durante a solenidade de lançamento do programa Brasil Fraterno – Comida no Prato, do Governo Federal. Realizada no dia 11 de novembro, no Palácio do Planalto, em Brasília, o evento contou com a participação do presidente da Fecomercio-DF, José Aparecido da Costa Freire, representando a Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo (CNC). Coordenado pelo Ministério da Cidadania, o programa tem como objetivo incentivar doações de alimentos, direcionando-as a bancos de alimentos e entidades assistenciais que atuam no combate à fome.

A doação do Carrefour ao Mesa Brasil Sesc foi anunciada pela diretora do Grupo, Fernanda Ferrari. O valor equivale a distribuição de três mil cestas básicas para as instituições beneficiadas pelo programa de segurança alimentar e nutricional. Os alimentos serão distribuídos pelo Departamento Nacional do Sesc, que destina as doações a partir de indicadores como o Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Empresas interessadas em serem doadoras e entidades assistenciais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade podem se cadastrar no programa pela internet no endereço: www.gov.br/comidanoprato. A plataforma reúne um mapa georreferenciado com dados completos dos bancos de alimentos incluídos na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA) e permite o cadastro de instituições que poderão receber as doações diretamente, em cada Unidade Federativa. As empresas vão receber o Selo Brasil Fraterno: Comida no Prato.

Uma portaria vai regulamentar os procedimentos para realização de novas adesões à Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), que reúne bancos de alimentos públicos e privados. O objetivo é fortalecer a atuação conjunta desses equipamentos, reduzir perdas e desperdícios, além de promover o direito humano à alimentação adequada.

Podem ser doados tanto alimentos perecíveis, como frutas, legumes, verduras, hortaliças, panificados, carnes, lácteos e refeições prontas, como itens não perecíveis, casos de grãos, cereais e produtos embalados. O requisito é que sejam alimentos de qualidade e que estejam na data de validade. Tanto doadores quanto instituições que recebem os alimentos precisam prestar contas posteriormente. Para isso, é preciso apresentar notas fiscais da operação e confirmar que a doação foi efetivamente recebida pelas entidades.

Notícias Relacionadas:

Programa do Sesc estimula o envelhecimento saudável no país.

O Trabalho Social com Pessoas Idosas do Sesc atende cerca de 52 mil pessoas...

Podcast Ativamente: saúde mental no centro do debate do Sesc

Sidarta Ribeiro, Jairo Bouer, Michel Alcoforado e Thais Bento são alguns do...

Sesc lança Marco Referencial de Leitura

O ano de 2025 trouxe para o Brasil o título de Capital Mundial do Livro. A ...

Sistema Comércio participa de homenagem no Senado

Sessão Especial reconheceu a contribuição das entidades de formação e assis...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.