Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
2 de dezembro de 2024

O Sesc Mesa Brasil – programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos – inaugurou sua nova sede no Rio de Janeiro. A nova estrutura, que está instalada no bairro do Campinho, na Zona Norte da capital fluminense, facilita a logística de recebimento e entrega de donativos. Além das empresas parceiras, pessoas físicas também podem fazer doações de alimentos no local.

Em 24 anos atuando no Rio de Janeiro, o programa já distribuiu cerca de 35 mil toneladas de alimentos a pessoas em vulnerabilidade social, o equivalente a encher 10 estádios do Maracanã.

Nova unidade do Sesc Mesa Brasil no Rio de Janeiro ocupa área de 6.000m²

Além de arrecadar e distribuir os alimentos, o programa capacita cozinheiras e cozinheiros das instituições apoiadas – creches e projetos de acolhimento institucional etc. – a utilizarem integralmente e de forma criativa os alimentos. Com isso, os funcionários dessas entidades podem criar receitas e mesclar o combate a insegurança alimentar com a conscientização sobre a sustentabilidade ambiental e econômica. Também são realizadas ações de caráter lúdico, visando difundir entre as crianças esses mesmos preceitos.

Além do Rio de Janeiro, o programa está presente nas demais unidades da federação, e seu trabalho é reconhecido internacionalmente por estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Nova estrutura ampliará alcance do programa

A nova sede ocupa um terreno de cerca de 6 mil metros quadrados. Pelo subsolo, chegarão os caminhões para carga e descarga de alimentos em uma área externa coberta de 380m². Ela dará acesso a um hall de entrada para recepção e controle dos alimentos, setor de Administração e Logística, setor de recepção e triagem de alimentos, setor de embalagem e processamento, além de três câmaras frigoríficas, depósito de caixas, despensa seca, entre outros espaços de apoio.

Em 24 anos atuando no Rio de Janeiro, o programa já distribuiu cerca de 35 mil toneladas de alimentos a pessoas em vulnerabilidade social, o equivalente a encher 10 estádios do Maracanã.

No pavimento térreo – nível da calçada, por onde chegam os pedestres e veículos – há guarita de segurança externa, salão multiuso para eventos e recepção de empresas com painel decorativo feito com caixas de plástico. Um auditório multiuso foi equipado com bancada para “Cozinha-Show” com capacidade para 120 pessoas.  O pavimento conta ainda com depósitos de expedição, saída e apoio; hall de acolhimento de empresas e voluntários; sala exclusiva para voluntários; e área de expedição coberta.

No andar superior, está localizado todo o apoio administrativo do programa, com salas para gerência, coordenação, administrativo, além de toda a infraestrutura para os funcionários, como refeitório e vestiários.

Notícias Relacionadas:

Sesc e Ibama firmam acordo para ampliar combate à fome 

O Sesc (Serviço Social do Comércio) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio...

Sesc Mesa Brasil fecha 2024 com recorde em doações

Programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos registra maior arr...

Sistema CNC-Sesc-Senac: inclusão e diversidade

Evidenciar o protagonismo das pessoas e contribuir para uma sociedade mais ...

Livros do Prêmio Sesc de Literatura 2024 são lançados no Rio

Obras estão disponíveis nas livrarias físicas e online Os três livros ven...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.