Acessibilidade
Acessibilidade: Aa Aa Aa
3 de agosto de 2023

Uma exposição com obras de 240 artistas negros, em diversas linguagens como pintura, fotografia, escultura, instalações e videoinstalações. Ficou impressionado? Pois para o curador da mostra Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, Igor Simões, para cada artista representado, mais cem poderiam estar presentes nessa que é a mais abrangente mostra dedicada a produção de artes visuais afro-brasileira.

Aberta dia 2 de agosto no Sesc Belenzinho, em São Paulo, a exposição é resultado de um extenso trabalho de pesquisa, realizado por analistas de Cultura do Sesc de todo o país, que teve como objetivo trazer a público vozes negras da arte brasileira. “O projeto Dos Brasis é resultado de três anos de pesquisa e um ano e meio de viagens. É uma exposição que fala de grandes números, mas mesmo assim é uma ínfima parte dessa enorme produção brasileira de fato, posto que produzida pela parte que representa 57% da população”, pontua Igor Simões, responsável pela curadoria ao lado de Marcelo Campos e Lorraine Mendes.

As mais de 300 obras expostas ocupam três espaços na unidade Belenzinho, num total de 5 mil m². Durante o período de exposição, haverá mediadores para atendimento ao público, dentro da proposta de ação educativa que acompanha todas as atividades do Sesc. Depois de São Paulo, a mostra percorrerá o país por meio do projeto Arte Sesc. A primeira parada, em 2024, será o Sesc Quitandinha, no Rio de Janeiro.

“Hoje damos apenas o primeiro passo de um trabalho ainda maior desenvolvido pelo Sesc no campo das Artes Visuais. Por meio do projeto Arte Sesc, essa exposição vai circular pelo país, promovendo a produção artística brasileira e incentivando novos artistas a produzirem suas obras e mostrarem novos olhares sobre nosso país”, disse o Diretor-Geral do Departamento Nacional do Sesc, José Carlos Cirilo, durante a cerimônia e abertura da mostra. “É uma alegria imensa pra nós do Sesc São Paulo poder nos irmanar com o Sesc Nacional e ao Sesc no Brasil inteiro, para juntos realizarmos essa exposição. Trata-se de algo muito peculiar, muito forte, e com isso nós pretendemos propor uma discussão profunda e colaborar para que esse país seja mais justo”, acrescentou o Diretor Regional do Sesc em São Paulo, Danilo Miranda.

Vários artistas prestigiaram o lançamento de Dos Brasis – Arte e Pensamento Negro, entre eles Moisés Patrício, que participa da mostra com a obra “Renascimento”. “Essa é uma exposição história e icônica, que mapeia a produção e o pensamento da comunidade negra qui no Brasil”, disse. A artista Panmela Castro viu de perto o sucesso de seu trabalho na mostra. Uma máquina de pelúcias que representavam os artistas da exposição: “Aqui temos a Rosana Paulino, o Dalton Paula e o meu próprio bonequinho. É como se fosse uma coleção de afetos para o público tentar conseguir pra si seu artista favorito”, comentou.

A exposição fica em São Paulo até 28 de janeiro de 2024, com entrada gratuita.

 

Notícias Relacionadas:

Bancos de alimentos: iniciativa global no combate à fome

Artigo de José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, e Lisa...

Sesc leva diversidade cultural do país a Agenda Institucional

Na noite do dia 6/3, o Sistema Comércio reuniu, em Brasília, parlamentares ...

Elas fazem o Sesc acontecer

No mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Sesc tem orgulho ...

Hotel Sesc Manacapuru será novo destino turístico no Amazonas

O local vai potencializar o turismo e o comércio da região rica em belezas ...

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Últimas notícias

Fique por dentro dos acontecimentos e artigos mais recentes sobre o Sesc e o Brasil.

Utilizamos cookies em nosso site para trazer uma melhor experiência aos visitantes. Para mais detalhes, leia nosso Termo de Privacidade e Dados Pessoais.